8 curiosidades sobre a novela Renascer que você nem imaginava
Emissora carioca lançou remake no início deste ano, mas há curiosidades que você nem imaginava
A web está agitada com a morte do personagem José Venâncio, um dos filhos do coronel José Inocêncio na novela Renascer. Mas, este é apenas um dos temas do remake de um dos maiores sucessos da Globo nos anos 90. Uma trama repleta de curiosidades, desde as locações até questões sociais impactantes.
Um dos personagens da novela Renascer tem inspiração em um matador da vida real
O autor da novela original, Benedito Ruy Barbosa, encontrou “Seu Visita”, um ex-matador de aluguel, durante uma viagem à Bahia. Foi a partir dele que surgiu a inspiração para o personagem Damião, inicialmente contratado para assassinar José Inocêncio.
Na primeira versão, Jackson Antunes deu vida ao personagem. Já no remake, Xamã é quem representa o matador.
José Wilker criou um bordão que se tornou popular
Em 1993, o ator José Wilker interpretou o coronel Berlamino, um dos principais rivais de Inocêncio. Na época, o ator improvisou um bordão que ficou famoso: a expressão “é justo, muito justo, é justíssimo”. Segundo ele, a ideia surgiu quando esqueceu suas falas durante a gravação e, para evitar o silêncio, pensou na frase.
LEIA MAIS: Apesar do sucesso e da aprovação dos críticos, essa série não terá continuidade
A novela Renascer quase teve outro nome
Quem acompanha a novela conhece a relação do pai de Santinha, primeira esposa de José Inocêncio, com o Bumba-Meu-Boi. Inclusive, essa seria o nome original da novela, mas foi alterado após uma pesquisa de opinião.
O campeonato brasileiro dividiu o último capítulo em dois
Tradicionalmente, a Globo exibia o último capítulo de suas novelas às sextas-feiras. Porém, nos anos 90, o capítulo final de Renascer precisou ser dividido em duas partes, sendo uma exibida na sexta e a outra no sábado.
A razão foi a final do Brasileirão, que naquele ano ocorreu justamente na sexta-feira. Por isso, a emissora optou por dar destaque a ambos os eventos. O capítulo teve 80 minutos de duração, impossibilitando a transmissão da partida no mesmo horário.
O jogo envolvia São Paulo e Internacional, mobilizando torcedores de todo o país e garantindo a satisfação de todos.
LEIA MAIS: Série que, apesar do sucesso em 2024, não lançará a 2ª temporada. Veja o motivo!
A novela se passa em Ilhéus
Tanto na versão original quanto no remake, a bela cidade de Ilhéus é o cenário escolhido. As filmagens atuais começaram em 2023 e incluem locações em fazendas de cacau e paisagens naturais, como a Lagoa Encantada. Para retratar as plantações de José Inocêncio, a Globo optou pelo aluguel de um sistema agroflorestal.
As duas versões da novela Renascer contam com um grande elenco
A novela dos anos 90 apresentou grandes nomes como Wilker, Antunes, Antônio Fagundes, Regina Dourado, Adriana Esteves e Tarcísio Filho. O remake também trouxe talentos como Juliana Paes, Humberto Carrão, Chico e Enrique Diaz, e Marcos Palmeira, presente em ambas versões.
A primeira versão fez sucesso internacionalmente
Os assinantes do Globoplay sabem que a novela de 1993 está disponível desde 2021. Além disso, a versão foi exportada para diversos países como Chile, Bolívia, Costa Rica, Nicarágua, Venezuela e Portugal, além de ter recebido prêmios tanto a produção quanto aos atores.
A versão original trouxe adaptações em relação à anterior
Embora compartilhem de muitos elementos, a versão original trouxe algumas novidades em comparação ao remake, como a inclusão de personagens e mudanças na trama. Por exemplo:
- Foi inserida a personagem Cândida (Maria Fernanda Cândido), uma viúva corajosa que cuidava da fazenda e mais tarde a vendeu para José Inocêncio.
- Introduziu-se Firmino (Enrique Diaz), um agiota que pressionava Cândida para vender a fazenda.
- A primeira fase teve 13 capítulos, contra os cinco da versão original.
- Buba fazendo papel de uma mulher trans (interpretada pela atriz Gabriela Medeiros), sendo que na primeira versão era uma mulher intersexual.
- Na novela atual, existe Zinha, melhor amiga de João Pedro, enquanto na versão anterior, esse personagem era um homem chamado Zinho.
Outras alterações foram a troca do personagem do vilão na segunda fase, passando de Teodoro para Egídio. Além disso, houve a substituição do padre Lívio e uma maior preocupação de José Inocêncio com questões ambientais. Essas são algumas das curiosidades sobre a novela Renascer que continuam a cativar o público.
Ficou interessado neste conteúdo? Então, não deixe de conferir todas as novidades acessando o site Mundo em Revista!
Comentários estão fechados.