Atenção! 5 alimentos não são recomendados para consumo juntamente com café
Do leite a frutinhas pela manhã, alimentos que devem ser evitados com café e como manter uma alimentação equilibrada e saudável
Para muita gente, começar o dia com uma xícara de café é indispensável. Isso vale (muito!) para a pessoa que vos escreve e deve servir a você também! Seja para alimentar a alma logo cedo, dar aquele impulso energético ou a pausa no meio da tarde. Mas, embora a bebida traga muitos benefícios certos alimentos não devem ser consumidos com café. E alguns até vão te surpreender!
A princípio, essa recomendação se deve à possibilidade de interferir na absorção de nutrientes essenciais. Ou, em outros casos, até causar desconfortos digestivos. Então, confira quais são e mantenha sua dieta equilibrada.
1. Frutas cítricas estão entre os alimentos que não devem ser consumidos com café
Embora pareça natural combinar frutas cítricas como laranja, tangerina e kiwi com café no café da manhã, essa não é uma boa ideia. Essas frutas são altamente ácidas. Por isso, quando consumidas junto com o café, podem agravar problemas gastrointestinais como o refluxo gastroesofágico.
Sendo assim, a combinação pode ser bem prejudicial, especialmente para pessoas com sensibilidade estomacal.
LEIA MAIS: O que significa mexer muito as mãos ao falar? Você nem imagina
2. Carnes vermelhas
A carne vermelha é uma excelente fonte de ferro heme, um tipo de fácil absorção pelo organismo. No entanto, o consumo de café junto com refeições ricas no nutriente pode reduzir em até 39%, conforme uma pesquisa publicada pelo Chonnam Medical Journal.
Logo, para quem precisa aumentar a ingestão de ferro, é ideal evitar o café durante as refeições principais.
3. Leite
Ficou chocado? Pois é, eu também! Mas, ainda que adicionar leite ao café seja uma prática comum, não é a melhor combinação do ponto de vista nutricional. Segundo revisão publicada pelo The Journal of AOAC International e compartilhada pelo Metrópoles, o leite pode reduzir as propriedades antioxidantes dos polifenóis do café. E, como todo mundo sabe, eles essenciais para combater os radicais livres.
Além disso, a presença da cafeína e dos taninos no café acaba atrasando a absorção do cálcio presente no leite. De fato, se consome o níveis adequados do nutriente, essa interferência pode não ser significativa. Por outro lado, em casos de deficiência de cálcio, é importante reconsiderar essa combinação.
4. Alimentos fritos não podem ser consumidos com café
Olha aí a polêmica, afinal, poucas coisas na vida fazem tão bem à alma quanto biscoito frito com café! Contudo, a verdade é que essa combinação pode ser especialmente prejudicial.
Em primeiro lugar, o consumo excessivo de café pode elevar os níveis de colesterol LDL (colesterol “ruim”) e diminuir os níveis de colesterol HDL (colesterol “bom”). Então, junto aos alimentos fritos, ricos em gorduras saturadas, há um aumento significativo no risco de desenvolver doenças cardíacas.
LEIA MAIS: Como identificar e combater a energia negativa em seu dia a dia
5. Cereais matinais também são alimentos que não devem ser consumidos com café
De modo geral, os cereais matinais vêm com vitaminas e minerais como o zinco. E, da mesma forma que o leite, também podem ter sua absorção de nutrientes prejudicada quando consumidos com café.
A cafeína tem a capacidade de interferir na biodisponibilidade do zinco. Um problema, uma vez que trata-se de um mineral vital para a função imunológica e desenvolvimento cognitivo.
Portanto, se você costuma comer seus cereais com café do lado, considere espaçar o consumo para otimizar a absorção desses nutrientes.
Embora o café seja uma bebida tão querida e ofereça inúmeros benefícios à saúde, é importante estar ciente de como pode interagir com certos alimentos. Por isso, evitar estas combinações ajuda a otimizar a absorção de nutrientes e prevenir desconfortos digestivos.
Quer mais dicas de saúde e bem-estar? Então, continue acompanhando os conteúdos do Mundo em Revista!
Comentários estão fechados.