Expert dá dica para economizar muito no supermercado

Todo mundo precisa fazer compras eventualmente e não custa nada economizar um pouco!

Já percebeu como os preços no supermercado estão cada vez mais altos? Com a inflação em alta, o que já era um grande gasto se tornou exorbitante. Felizmente, especialistas em finanças e consumo oferecem dicas valiosas para reduzir esse custo sem comprometer a qualidade ou a variedade dos produtos que você leva para casa.

Entre várias estratégias, a elaboração de uma lista de compras reversa e a compra de produtos em quantidade são apenas algumas das maneiras eficientes de diminuir os gastos com alimentos. Acompanhe para entender como aplicar essas técnicas e economizar significativamente.

Leia mais: Chega de aperto! 10 dicas infalíveis para alcançar seus sonhos

Dicas para economizar nas compras de supermercado

Por que considerar uma lista de compras reversa?

Julie Ramhold, especialista em consumo do site DealNews.com, sugere uma abordagem inovadora com a lista de compras reversa.

Essa técnica envolve manter um inventário do que já existe em casa e comprar apenas o necessário. Isso facilita a compra de itens essenciais, evitando perambular pelos corredores do supermercado tentando lembrar se você precisa de mais tempero para tacos, por exemplo.

Como utilizar promoções a seu favor?

A mesma especialista recomenda planejar as refeições com base nas promoções semanais. Apesar de exigir mais planejamento, essa estratégia pode resultar em grandes economias, pois foca nos itens que estão com desconto, evitando a repetição desnecessária de ingredientes independentemente de seus preços.

Leia mais: Dicas essenciais para conquistar a estabilidade financeira. Confira!

Você já baixou os apps das lojas?

Usar aplicativos de supermercados, é uma excelente oportunidade para economizar muito. Ramhold aponta que muitas redes de supermercados e grandes lojas já possuem seus próprios aplicativos.

Usá-los regularmente pode ser uma maneira simples de economizar, aproveitando os cupons digitais disponíveis ou mesmo benefícios automaticamente aplicados no caixa.

Leia mais: Dicas essenciais para conquistar a estabilidade financeira. Confira!

Comprar em quantidade vale a pena?

Stoy Hall, CFP® da Black Mammoth, é um entusiasta da compra em grande quantidade, especialmente quando se trata de carne.

Ele admite que, como um apaixonado por gastronomia, seu maior gasto é com alimentos, particularmente carnes. Hall destaca que, embora essa estratégia possa não ser ideal para todos, para aqueles dispostos a dividir grandes cortes de carne ou que possuem espaço suficiente para armazenamento, certamente vale a pena o investimento.

A dica aqui é, comprar em grande quantidade apenas o que você irá realmente consumir mesmo a longo prazo e que não irá vencer nesse período. Porém, é importante ter controle na hora das compras. Isso porque há o risco de você comprar em grande quantidade itens que não costuma usar ou consumir apenas pelo preço ser mais atraente. Ou seja, no final a economia pode virar um gasto desnecessário.

Leia mais: Como utilizar o ChatGPT para aprimorar o currículo e impulsionar sua carreira

Dicas finais para economizar nas compras de supermercado

Porém, as dicas não param por aqui. Sabemos que as compras no supermercado envolvem diversos fatores e que esses estabelecimentos estão prontos para te fazer consumir cada vez mais. Assim, veja a seguir alguns passos para você não cair em cilada e estourar o orçamento.

  • Alinhe seu orçamento aos seus hábitos alimentares;
  • Foque em alimentos integrais como frutas, legumes, grãos e feijões, que são mais baratos e nutritivos;
  • Economize comprando alimentos da estação.

E aí, você já conhecia esses pequenos “truques” para economizar no supermercado? Inserindo essas dicas dos especialistas em suas rotinas de compra, você será capaz de economizar consideravelmente sem sacrificar a qualidade ou a variedade dos produtos que adquire. Ou seja, agora já pode ir ao supermercado sem se preocupar com o bolso, sempre com consciência! Então, boas compras e boas economias!

Comentários estão fechados.