6 hábitos capazes de aumentar a sua testosterona de forma natural
Com o tempo os homens vão perdendo níveis de testosterona. Mas essa queda pode ser controlada com alguns hábitos simples.
A testosterona é responsável por uma série de funções no corpo, incluindo o desenvolvimento muscular, a saúde óssea, a libido e até mesmo o equilíbrio emocional. No entanto, à medida que os homens envelhecem, os níveis desse hormônio podem diminuir, afetando negativamente a qualidade de vida.
Felizmente, existem hábitos diários que podem ajudar a aumentar a testosterona e manter a saúde masculina em alta, e trouxemos alguns deles para que você consiga essa manutenção.
Hábitos que podem aumentar a testosterona nos homens
1. Se alimentar bem
A dieta desempenha um papel muito importante na regulação dos níveis de testosterona. Optar por uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes essenciais, é um hábito fundamental para manter os níveis hormonais saudáveis.
2. Controle de bebidas alcoólicas
O consumo excessivo de álcool pode afetar drasticamente os níveis de testosterona. O fígado, responsável por metabolizar o álcool, também desempenha um papel na regulação desse hormônio. Beber com moderação é importante para manter a saúde hormonal e, consequentemente, uma plena produção de testosterona.
Leia mais: Já viu que o limão-taiti não tem sementes? Por que será?
3. Restrição de alimentos ultraprocessados
Alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares adicionados, gorduras trans e conservantes, podem prejudicar a saúde hormonal. Optar por uma dieta rica em alimentos integrais, frutas, vegetais e proteínas magras é uma escolha inteligente para manter a testosterona em níveis saudáveis.
4. Prática de atividade física
O exercício é um dos principais reguladores dos níveis de testosterona. A prática regular de atividades físicas, especialmente o treinamento de resistência, como musculação, é uma maneira eficaz de estimular a produção desse hormônio. Além disso, o exercício ajuda a controlar o peso, fundamental, pois o excesso de peso pode levar a níveis mais baixos de testosterona.
5. Controle do estresse
O estresse crônico pode elevar os níveis de cortisol, um hormônio que tem efeitos negativos sobre a testosterona. Encontrar maneiras de gerenciar o estresse, como meditação, ioga ou práticas de relaxamento, pode ser benéfico para manter a saúde hormonal.
Leia mais: Banho frio: a verdade sobre os benefícios para a saúde
6. Controle de peso
Como já mencionado, o excesso de peso está associado a níveis mais baixos de testosterona. Perder peso através de uma dieta equilibrada e da prática regular de exercícios pode ajudar a restaurar os níveis hormonais. Além disso, o controle do peso está ligado a outros hábitos saudáveis, todos benéficos à produção de testosterona.
Se, no entanto, nada disso funcionar, é importante buscar ajuda médica e talvez um tratamento medicamentoso.
Comentários estão fechados.