O item da sua cozinha para acabar com frizz e fortalecer os fios
Esse problema pode ser tratado instantaneamente graças às propriedades ocultas de um produto inesperado
Um dos maiores problemas no cuidado do cabelo é o frizz, já viu? É aquele aspecto arrepiado que estraga qualquer look! Mas, sabia que há um truque caseiro bem simples para resolver isso? Pois é, embora existam tratamentos e produtos que ajudam bastante, não dá para descartar algumas alternativas que, inclusive, vêm de ingredientes inesperados. Aqui, vamos falar do azeite de oliva para o frizz e, mais ainda, sua capacidade de hidratar os cabelos.
De modo geral, um dos motivos para aparecer o tão temido frizz é a falta de hidratação do cabelo. Isso ocorre porque há um desequilíbrio entre água e nutrientes, daí, os fios assumem uma aparência mais opaca e mesmo estática. Consequentemente, vem o aspecto frisado que tanto compromete seu estado natural.
A princípio, é necessário adotar medidas que evitem a queda de cabelo e recuperem a hidratação natural. No entanto, o azeite de oliva traz um alívio mais imediato, sobretudo quando a pessoa tem aquela festa que não dá para sair mal nas fotos.
Leia mais: O chá da planta que ajuda a emagrecer e melhora a mente
Quais os benefícios do azeite de oliva para o frizz?
Todo mundo sabe que o azeite de oliva é um dos mais saudáveis quando se trata de preparos culinários. No entanto, possui outras utilidades que se estendem ao cuidado do cabelo. Por exemplo, solucionar o problema do frizz.
Segundo artigo do portal Terra argentino, sua aplicação diária é suficiente para revitalizar as áreas danificadas e melhorar a queratina natural. Ademais, estudos recentes indicam mais benefícios do produto, tanto para o cuidado da saúde quanto do cabelo. Por exemplo:
- possui propriedades anti-inflamatórias que tratam as áreas irritadas
- fornece uma grande quantidade de vitaminas que eliminam o frizz acumulado
- reduz a presença de germes e bactérias
- previne o envelhecimento prematuro da pele.
Leia mais: Produtos anti-idade: milagre ou mito? Veja o que funciona mesmo!
Como usar o azeite de oliva para reduzir o frizz?
Certo, mas como usar o produto para, assim, conseguir um cabelo mais sedoso e brilhante? Inicialmente, a recomendação é aplicar o azeite de oliva de forma direta. Sendo assim, basta espalhar algumas gotas e massagear os cabelos.
Esse movimento, inclusive, ajuda aumentar a circulação sanguínea, o que também é altamente benéfico. Além disso, o simples fato de incluí-lo no preparo das refeições contribuir para diminuir o frizz.
Leia mais: Adeus tintura? Ciência tem a solução para reverter cabelo branco
Mais dicas para acabar com o frizz dos cabelos
Embora o azeite de oliva seja tiro e queda para o frizz, outras medidas também ajudam bastante a resolver e mesmo combater o problema. Só para exemplificar:
1. Use um condicionador leave-in
O produto é um aliado poderoso contra o frizz, pois ajuda a manter o cabelo hidratado ao longo do dia. Assim, forma uma barreira que impede a absorção excessiva de umidade do ambiente. Mas, para melhores resultados:
- Aplique o condicionador leave-in nos cabelos úmidos, concentrando-se nas pontas e nas áreas mais propensas ao frizz.
- Evite aplicar muito produto na raiz para não deixar o cabelo com aspecto oleoso.
2. Evite lavar o cabelo com água quente
Lavar o cabelo com água quente remove os óleos naturais que mantêm o cabelo hidratado. Consequentemente, aumenta a tendência ao frizz. Então, para minimizar esse problema:
- Use água morna para lavar o cabelo e faça o último enxágue com água fria para fechar as cutículas e dar brilho.
- Limite a frequência de lavagem para não ressecar o cabelo, lavando apenas quando necessário.
3. Use uma toalha de microfibra ou uma camiseta velha para secar o cabelo
Por fim, secar o cabelo com uma toalha comum pode causar fricção excessiva, levando ao frizz. Uma alternativa mais suave é usar uma toalha de microfibra ou uma camiseta velha:
- Após lavar o cabelo, gentilmente pressione a toalha de microfibra ou a camiseta contra o cabelo para remover o excesso de água, evitando esfregar.
- Deixe o cabelo secar naturalmente sempre que possível, pois o uso frequente de secadores pode ressecar o cabelo e aumentar o frizz.
Então, você sabia dessa propriedade do azeite de oliva para o frizz? O que mais você usa em casa para resolver o problema de vez?
Comentários estão fechados.