10 benefícios do crossfit para acabar com os mitos
A atividade de alto impacto traz benefícios à saúde, tanto física quanto mental
Você já pensou em praticar um exercício que trabalha todo o seu corpo, reduz o seu estresse e, ainda por cima, é divertido e desafiador? Então, por quê não conhecer os benefícios do crossfit? A princípio, assistir aos praticantes correndo e levantando tanto peso assusta, mas o esporte traz vantagens importantes para a saúde.
Como combina diferentes tipos de exercícios, o treino é mais dinâmico. No entanto, demanda orientação justamente por ter alto impacto. Se só conhece o crossfit por ver quem pratica, saiba mais sobre a atividade!
Afinal, o que é, exatamente, o crossfit?
A princípio, o crossfit é uma modalidade de exercício físico de alta intensidade desenvolvida por Greg Glassman, instrutor de ginástica, no início dos anos 2000. Conforme o Conselho Americano de Exercício (ACE), sua principal característica é a mistura de diversos tipos de exercícios, por exemplo, corrida, levantamento de peso, treinos de resistência, ginástica e pular corda.
A finalidade, além do emagrecimento, é aprimorar a capacidade cardiorrespiratória, a resistência muscular e o próprio condicionamento físico. Por isso, atrai tanta gente em busca dos bons resultados, bem como a mistura de treinos e poder ser feita coletivamente.
Mas, muita gente se assusta com a intensidade da atividade e até se questiona se há riscos. Assim como qualquer atividade de impacto, o crossfit pode, sim, lesionar se não houver orientações. Ademais, é preciso observar a própria resistência da pessoa praticante.
Falando em variedade de exercícios, os mais comuns em um treino inclue:
- Barra fixa
- Argolas
- Treino de força (objetos pesados, como pneus, e halteres)
- Corrida
- Subir em corda
- Pular corda
- Levantar peso
Mas, não se faz tudo todos os dias! O instrutor ou instrutora faz a combinação de cada dia, ao que chamam de Workout of the Day, ou WOD. Normalmente, os treinos duram aproximadamente uma hora.
Leia mais: O que acontece se você comer muitos caquis no dia?
Qual a diferença para a musculação?
Embora tenham objetivos semelhantes, como perder peso e ganhar massa, existem diferenças entre musculação e crossfit. A primeira delas é a intensidade, cujo objetivo é trabalhar diferentes áreas físicas.
Ademais, as atividades são mais dinâmicas do que as “séries”, uma vez que possibilitam diferentes combinações. Por fim, o crossfit é uma atividade coletiva, e não um treino individual.
E quais são os benefícios do crossfit?
Ainda que muita gente pense ser uma atividade arriscada, existe uma série de benefícios do crossfit. Só para exemplificar, temos:
- Reduzir o estresse e ansiedade
- Aumento da massa muscular e, consequentemente, proteção contra lesões
- Perda de peso e gordura
- Aumento da massa magra
- Fortalecimento da massa muscular
- Músculos tonificados e bem definidos
- Melhor capacidade cardiorrespiratória
- Melhoria do condicionamento físico
- Flexibilidade
- Fortalecimento ósseo
Enfim, há uma melhora da saúde, em geral, o que até foi comprovado por uma pesquisa da Harvard. Segundo o estudo, pessoas que se exercitam com esse tipo de atividade apresenta risco de morte reduzido em até 20%.
Além disso, favorece a sensação de pertencimento. Afinal, como já mencionamos mais de uma vez, o crossfit é feito em grupos (basta ver quantas fotos a turma tira ao final de cada treino).
Todo mundo pode fazer crossfit?
Inicialmente, qualquer pessoa pode praticar a atividade, seja qual for a idade, gênero e mesmo condicionamento físico. Mas, principalmente por ser um exercício de alto impacto, é fundamental consultar um profissional de saúde antes de começar.
Neste atendimento, avaliar, por exemplo, como anda o sistema circulatório e o coração, bem como o corpo em geral. Desta forma, identifica se há alguma contraindicação.
E você, pratica crossfit? Sabia de todos estes benefícios? Compartilhe como é sua experiência e no que a atividade lhe ajuda!
Comentários estão fechados.