Carros brasileiros que conquistam o mundo, mas não o Brasil
Conheça os carros brasileiros que conquistam o mundo, mas não circulam em solo nacional. São modelos exclusivos e inacessíveis no Brasil.
Enquanto alguns carros fabricados no Brasil conquistam corações ao redor do mundo, há modelos que, por uma série de motivos, são proibidos de circular em terras brasileiras.
Separamos alguns desses automóveis que nascem em solo nacional, mas que são privados dos consumidores locais.
5 veículos produzidos no Brasil e vendidos no exterior
VW Gol G4
O Gol G4, conhecido por sua história conturbada no mercado, possui uma versão exportada para a Argentina, que surpreendentemente supera a versão nacional.
Mantendo o interior do Gol G3, mais refinado e esteticamente atraente, o modelo destinado aos argentinos desperta a inveja dos brasileiros.
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Toyota Etios
Embora seja fabricado no Brasil, o Toyota Etios não é vendido em território nacional. O compacto é exportado para a Argentina, mantendo-se ativo mesmo após sair de linha no Brasil.
Curiosamente, a Toyota decidiu manter a produção para exportação, mas o Etios não encontra espaço nas concessionárias brasileiras.
VW Fox 1.4 e Diesel
Nos seus primeiros anos, o VW Fox foi exportado para a Europa, utilizando configurações diferentes das versões comercializadas no Brasil.
Com motor 1.4 a gasolina, posteriormente flex, o Fox europeu nunca compartilhou essas especificações com os modelos brasileiros. Além disso, versões a diesel e com direção do lado direito estavam disponíveis apenas no mercado europeu.
Ram 700, 1000 e ProMaster Rapid
A RAM, que no Brasil se concentra em picapes de grande porte, produz localmente a RAM 700, equivalente à Fiat Strada, a RAM 1000, uma variação da Fiat Toro, e a ProMaster Rapid, uma Fiat Fiorino renomeada. Surpreendentemente, esses modelos não são oferecidos no mercado interno sob a marca RAM, mas são exportados para outros países.
Fiat 147 Aventureiro
O icônico Fiat 147, responsável por marcar a presença da Fiat no Brasil, chegou a ser exportado para a Itália, onde era comercializado como Fiat 127.
Além da curiosidade de ser vendido com motor diesel, na Itália, o hatch estava disponível na versão Rustica, apresentando um visual aventureiro, décadas antes dessa tendência se popularizar.
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Hyundai HB20 Vermelho
Por fim, produzido em Piracicaba, São Paulo, o Hyundai HB20 da nova geração é fabricado com uma cor que não é vendida no mercado brasileiro: vermelho.
A versão vermelha do HB20 não é disponibilizada aos consumidores locais, que se deparam com uma oferta limitada a tons mais convencionais, como azul, branco e preto, restringindo as opções de escolha para os brasileiros.
É interessante ver modelos nacionais destinados ao mercado externo, privando os brasileiros de ter acesso a essas versões e variações.
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