10 cidades mais antigas do mundo para você mergulhar em história

De lugares sagrados ao berço da civilização fenícia, são verdadeiras aulas de história

Quando você caminha por uma cidade histórica, como Paraty, Ouro Preto ou Pirenópolis, fica imaginando o que se passou por aquelas ruas? Ou, as histórias e fatos que cada casarão daquele guarda? Pois é, esse sentimento de andar pela história viva é incrível, sobretudo se pensarmos que tudo isso se encontra com o presente.

Agora, pense como é passear pelas cidades mais antigas do mundo, locais que realmente presenciaram o nascimento das primeiras sociedades humanas!

Claro que muitas delas já se foram, mas há regiões ainda vivas que são marcos de antigas civilizações. Além disso, sobreviveram a guerras, catástrofes naturais e mudanças culturais. Apesar dos obstáculos, sobretudo humanos, ainda tentam preservar, em suas estruturas, os ecos de milênios de existência.

Então, que tal embarcar nessa viagem no tempo e conhecer algumas das cidades mais antigas do mundo?

Jericó, Cisjordânia

A princípio, Jericó tem uma história de ocupação contínua que remonta a, nada menos, que cerca de 11 mil anos. Fundada por volta de 9.000 a.C., abriga antigas muralhas e sítios arqueológicos que revelam segredos das primeiras sociedades humanas.

É o caso do sítio de Tel es-Sultan onde foram encontradas evidências de uma das primeiras comunidades agrícolas. E não para por aí! É lá que fica o Monte das Tentações, onde, segundo a tradição cristã, Jesus foi tentado pelo diabo.

Ah, e além de umas das cidades do mundo, Jericó tem outro título superlativo: uma das mais baixas, pois fica a cerca de 270 metros abaixo do nível do mar.

Imagem: Wikimedia.org

LEIA MAIS: 5 elementos tóxicos que nos cercam diariamente e você não sabia

Plovdiv, na Bulgária, é uma das cidades mais antigas do mundo

Aqui tem história, viu? Segundo registros, Plovdiv é habitada há cerca de 6.000 a.C. Durante todo esse tempo, passou por diversas civilizações, incluindo romanos, bizantinos e otomanos. Com isso, claro que cada uma deixou sua marca. Por exemplo:

  • antigo Teatro Romano, ainda palco de apresentações culturais
  • igrejas
  • ruas de paralelepípedo
  • Bairro Kapana, vibrante e rico em cultura

Falando nisso, cidade foi inclusive nomeada Capital Europeia da Cultura, em 2019.

Imagem: Flickr

Biblos, Líbano

Essa, com certeza, apareceu nos seus livros de História, lá no Ensino Fundamental! Fundada em torno de 5.000 a.C., a cidade portuária é o berço do alfabeto fenício, um dos mais antigos sistemas de escrita conhecidos.

Ou seja, Jbeil, como também é conhecida, era o berço desta civilização. Por isso, abriga ainda ruínas, como o Templo de Baalat Gebal e o Castelo dos Cruzados.

O interessante é que, na antiguidade, Biblos foi um importante centro de comércio marítimo. Mas, ainda hoje, agora como um destino turístico, preserva seu porto super charmoso.

Imagem: Freepik

LEIA MAIS: Pessoas com traços de personalidade sombria podem ser mais honestas do que se imagina

Alepo, Síria

Infelizmente, uma das cidades mais antigas do mundo, fundada a aproximadamente 4.300 a.C. está vendo sua história sumir pela guerra. Alepo tinha um papel estratégico nas rotas comerciais entre o Mediterrâneo e o Oriente.

Multicultural, seu patrimônio reúne, por exemplo, a Cidadela de Alepo, destaque arquitetônico, inclusive pela grandiosidade. Ainda, seu souk que lhe rende, também, o título de um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo. Sem falar nas mesquitas!

Imagem: Wikimedia.org

Damasco, outra das cidades mais antigas do mundo na Síria

Outra que sofre com os conflitos, a “Cidade do Jasmim”, capital da Síria, tem raízes que datam de 4.300 a.C. Sua arquitetura histórica, incluindo a Grande Mesquita dos Omíadas, faz dela um dos centros culturais e religiosos mais importantes do Oriente Médio.

A cidade tem outros monumentos importantes, como o Palácio Azem e o Bazar Al-Hamidiyah, um dos mercados mais antigos e movimentados do Oriente Médio.

Imagem: Flickr

LEIA MAIS: 7 frases em italiano muito fáceis de aprender que mudarão suas viagens

Susa, Irã

Susa nasceu por volta de 4.200 a.C., foi uma das capitais do Império Elamita e, posteriormente, do Império Persa. Localizada no atual Irã, a cidade é famosa por suas ruínas arqueológicas, como o Palácio de Dario e o complexo de Apadana.

Além disso, é mencionada na Bíblia como o local onde a rainha Ester viveu. Hoje, é um importante sítio arqueológico que atrai estudiosos e turistas interessados em explorar suas raízes históricas.

Imagem: Flickr

Sidon, uma das cidades mais antigas do mundo no Líbano

Fundada por volta de 4.000 a.C. Sidon teve papel de destaque na antiga Fenícia, sobretudo do ponto de vista do comércio e cultura. Hoje, ainda conserva ruínas desse tempo, por exemplo:

  • Castelo do Mar
  • Templo de Eshmoun

Sua história também está presente no Museu de Sidon, cujo acervo reúne artefatos romanos e feníncios.

cidades mais antigas do mundo
Imagem: Sidon

LEIA MAIS: Estudo revela o ano em que a humanidade poderá desaparecer! Confira

Faium, Egito

Claro que teríamos uma egípcia por aqui, né? A antiga Shedet é habitada desde 4.000 a.C. No Egito Antigo, foi um importante centro agrícola, graças à proximidade com o Lago Qarun, bem como o sistema de irrigação. E tem ainda símbolos de toda a sua riqueza histórica, como:

  • Ruínas de templos, como o de Sobek, e pirâmides
  • Retratos de Faiyum, pinturas realistas das múmias

Até hoje, a cidade preserva sua relevância como destino turístico que combina história, cultura e natureza.

Imagem: Energies-media.com

Gaziantep, Turquia

Com uma história que remonta a cerca de 3.650 a.C., Gaziantep é um centro cultural e comercial de grande importância ao longo dos séculos. Só para ilustrar, quem a visita, se impressiona com:

  • Castelo Gaziantep e a vista encantadora
  • Museu de Mosaicos de Zeugma, que abriga uma das maiores coleções do mosaicos romanos do mundo
  • Antigas mesquitas e bazares

No entanto, não é só pela rica herança histórica que Gaziantep é famosa não. Afinal, estamos falando da cidade que produz um dos melhores baklavas, um tipo de pastel de nozes.

Imagem: Flickr

LEIA MAIS: 9 arranha-céus revolucionários recém-construídos na América Latina

Uma das cidades mais antigas e simbólicas do mundo é Jerusalém, Israel

Por fim, um local que não só figura entre os mais antigos, como principalmente um dos mais sagrados do mundo. A cidade tem um profundo significado religioso para o judaísmo, cristianismo e islamismo.

Centro de peregrinação de milhares de pessoas, de diversas crenças, reúne marcos históricos importantes, como:

  • Muro das Lamentações
  • Igreja do Santo Sepulcro
  • Cúpula da Rocha

Além disso, vale lembrar que Jerusalém é dividida em quatro bairros históricos: judeu, cristão, muçulmano e armênio. Assim, cada um possui sua própria identidade e significância cultural.

cidades mais antigas do mundo
Imagem: Flickr

Então, já teve a oportunidade de visitar alguma das cidades mais antigas do mundo? Como foi sua experiência?

Comentários estão fechados.