Cientistas usam inteligência artificial para traduzir os latidos dos cães. Entenda!

Pesquisadores utilizam IA para interpretar latidos de cães, abrindo novas possibilidades para a comunicação entre humanos e animais

Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma tecnologia inovadora que utiliza inteligência artificial (IA) para interpretar os latidos dos cães.

A pesquisa visa identificar se os cães estão expressando emoções como alegria, raiva ou outros estados emocionais, além de determinar a idade, sexo e raça dos animais.

Este projeto conta com a colaboração do Instituto Nacional de Astrofísica, Óptica e Eletrônica do México, destacando seu caráter interdisciplinar e internacional.

Importância da pesquisa

A importância prática dessa pesquisa é significativa. Isso porque, ao decifrar as emoções dos cães através dos seus latidos, a tecnologia pode melhorar a comunicação entre humanos e animais, promovendo um melhor entendimento das necessidades e bem-estar dos cães.

Isso pode levar a avanços em áreas como adestramento, cuidados veterinários e interação diária com os pets. Além disso, a identificação precisa de características como idade e raça pode auxiliar em tratamentos veterinários mais personalizados e eficientes.

LEIA MAIS: 5 plantas medicinais para cuidar da sua saúde em casa

Decodificação dos latidos caninos

Primeiramente a equipe de cientistas Adaptou modelos de IA, originalmente criados para decifrar a fala humana, para analisar os latidos dos cães.

Treinaram a IA inicialmente com um vasto banco de dados de vozes humanas, permitindo que distinguisse variantes de tom e sotaque. “Vocalizações de animais são logisticamente muito mais difíceis de solicitar e registrar”, destacou o principal autor do estudo.

Para adaptar a tecnologia aos cães, os pesquisadores coletaram dados de 74 cães de diferentes raças, idades e sexos em diversos contextos. Esses dados foram inseridos em um modelo de aprendizado de máquina, anteriormente treinado para identificar padrões na fala humana.

Agora, a equipe está aplicando essa tecnologia aos sons emitidos pelos cães para decifrar suas emoções e características.

Resultados promissores

Os resultados preliminares são promissores. O sistema conseguiu identificar com precisão 70% dos latidos, demonstrando que os sons coletados de humanos podem ser importantes para analisar os sons emitidos pelos animais.

Segundo Rada Mihalcea, chefe do Laboratório de IA da Universidade de Michigan, essa pesquisa abre novas possibilidades para entender a comunicação animal. Isso porque, a capacidade de traduzir os latidos dos cães pode ter impactos significativos no bem-estar animal.

Compreender melhor os sons emitidos pelos cães pode revolucionar a comunicação entre o homem e o animal, facilitando a compreensão das necessidades físicas e emocionais dos animais. Além disso, permite que veterinários e donos identifiquem sinais indicativos de medo, desconforto ou alegria.

LEIA MAIS: Técnicas de preparo de ovos para uma refeição mais nutritiva e saborosa

Essa tecnologia pode levar ao desenvolvimento de dispositivos que traduzam os latidos em tempo real, facilitando a comunicação entre donos e seus pets.

Por fim, os pesquisadores apresentaram os resultados na Conferência Internacional Conjunta sobre Linguística Computacional, Recursos e Avaliação de Linguagem.

ARTIGOS RELACIONADOS:

Comentários estão fechados.