Com quantos anos alguém se torna velho? Estudo revela!
Para chegar ao resultado, pesquisadores analisaram a quantidade de proteína no corpo humano e a capacidade de produzi-la.
Há quem diga que idade é algo relativo e que cada pessoa tem um tipo de idade mental. A juventude na mente varia de acordo com o pensamento de cada um.
No entanto, nosso corpo inevitavelmente envelhece com o passar dos anos. Mas afinal, com quantos anos alguém se torna idoso de verdade? Veja o que a ciência revela.
Estudo busca definir o marco da ‘velhice’
Pesquisadores da Universidade de Stanford se dedicaram a investigar qual idade marca o início da velhice. Para isso, focaram no estudo da síntese proteica em nosso corpo, já que a quantidade de proteínas está diretamente ligada à nossa vitalidade e juventude
Com o passar do tempo, nosso corpo diminui a produção de proteínas e passa a depender da reserva muscular acumulada ao longo dos anos. Por isso, é fundamental investir na construção muscular por meio da alimentação e exercícios físicos para garantir mais saúde na velhice.
Os cientistas examinaram amostras de sangue de mais de 4 mil voluntários de 18 a 95 anos. O objetivo era identificar a presença de moléculas de proteína em seus organismos e determinar a partir de qual idade a quantidade dessas moléculas diminui. Esse ponto seria o marco do início da velhice.
Leia mais: 7 alimentos para ter cabelos e unhas de dar inveja
Faixa etária em que alguém atinge a ‘velhice’
De acordo com o estudo, nosso corpo possui 1.379 tipos de proteínas que variam em quantidade ao longo dos anos. Após analisarem um grupo menor de 373 proteínas, os cientistas foram capazes de precisar a idade de cada indivíduo analisado. Com essa análise reduzida, chegaram à conclusão de que a velhice começa aos 78 anos.
O estudo aponta que entre os 60 e 78 anos ocorre o que os pesquisadores chamam de “maturidade tardia”. No entanto, vale ressaltar que outros fatores, como a genética de cada pessoa, podem influenciar essa idade.
Gostou deste conteúdo? Continue nos acompanhando por meio de outros artigos como este aqui no site Mundo Em Revista!
Comentários estão fechados.