Como fazer adubo caseiro: 3 dicas infalíveis (e econômicas)

Com ingredientes simples, a exemplo da casca do abacate, é possível fazer adubo orgânico e fortalecer suas plantas

Suas plantinhas parecem desanimadas ou não florescem como antes? Pode ser que estejam carentes de nutrientes vitais, sabia? A boa notícia é que você não precisa recorrer a fertilizantes químicos caros e potencialmente nocivos. Com ingredientes simples da sua cozinha, você aprende como fazer adubo caseiro e dá um novo vigor às suas plantas.

A princípio, existem diversos benefícios em apostar no adubo caseiro. Os principais são a economia, além de deixar as plantas mais saudáveis de forma sustentável. E, embora muita gente duvide de sua eficácia, o adubo orgânico traz os nutrientes que o jardim precisa, ao mesmo tempo em que preserva o equilíbrio ecológico.

Então, trouxemos três formas de usar o adubo caseiro no seu jardim. Em todas, você usa ingredientes que, normalmente, vão nas suas receitas. Aliás, há até aqueles que costuma jogar fora! Vamos lá?

Como fazer adubo caseiro com açafrão

Sim, você leu bem: o açafrão, especiaria tão deliciosa, ajuda a deixar seu jardim mais forte! De modo geral, o condimento não é apenas um superalimento para nós, mas também para as plantas. Rico em antioxidantes, anti-inflamatórios e antibacterianos, oferece proteção contra doenças e estimula o crescimento robusto das plantas.

E, para fazer o adubo caseiro com açafrão, é super simples. Basta dissolver uma colher de sopa do tempero em um litro de água. No entanto, é importante misturar bem para evitar qualquer resíduo. Em seguida, aplicar o líquido diretamente no solo, duas vezes por semana. A princípio, essa frequência é suficiente para observar uma melhora significativa.

Só para ilustrar, você logo nota que as folhas recuperam seu vigor, as flores começam a surgir e, assim, suas plantas vão parecer muito mais viçosas e saudáveis.

Leia mais: 9 espécies de plantas que atraem prosperidade para seu lar

Dá para fazer adubo orgânico com frutos secos

Outra forma de aproveitar ingredientes caseiros para a produção de fertilizantes caseiros é com frutos secos. Na verdade, dá para fazer até três tipos de adubo caseiro usando apenas abacate, amendoim e nozes.

As cascas de abacate são ricas em potássio, cálcio e magnésio, elementos-chave para o desenvolvimento robusto das plantas. Por isso, o adubo não só alimenta as plantas verdes, mas também melhora a estrutura do solo. Sendo assim, basta secá-las e triturá-las para, em seguida, misturá-las à terra.

Também temos as cascas de nozes, uma mina de fósforo, potássio e ferro. Da mesma forma que os anteriores, estes nutrientes são fundamentais para a saúde geral das plantas. Só para ilustrar, ajudam em tudo, desde a formação de raízes até a fotossíntese, bem como o desenvolvimento de frutos. Assim, incorporá-las trituradas ao solo garante uma liberação lenta e constante desses valiosos minerais.

Por fim, vale a pena aprender como fazer adubo caseiro com as cascas de amendoim que, geralmente, você joga fora. Versáteis, podem ser tanto adicionadas a um composto quanto diretamente ao solo. Com isso, facilitam a aeração e retêm a umidade necessária, criando um ambiente ideal para o crescimento das raízes.

Vale frisar que este tipo de adubo é útil sobretudo em solos compactos, nos quais a circulação de ar e água são um desafio.

Leia mais: 4 plantas que afastam energias ruins e renovam o ambiente

Como fazer adubo caseiro com caldo de vegetais

Sabia que você também pode usar o caldo de legumes caseiro como fertilizante? Afinal, além de delicioso, o alimento também é excelente para o crescimento e a saúde das plantas. Mas por que isso acontece?

Primeiramente, os legumes que usa na preparação fornecem uma ampla variedade de nutrientes, como vitaminas, minerais e antioxidantes, todos essenciais para o metabolismo e o desenvolvimento saudável dos vegetais. Consequentemente, potencializam o crescimento, promovendo a produção de novas folhas, flores e frutos.

Ademais, fortalecem o sistema imunológico das plantas, aumentando sua resistência contra doenças e pragas comuns. Finalmente, favorecem a fertilidade do solo, melhorando sua estrutura e a atividade microbiana benéfica para as raízes.

Certo, mas há algum tipo específico de caldo para usar como adubo caseiro? Não! Qualquer caldo de legumes que você prepare em casa pode ser usado como adubo para as plantas. No entanto, o ideal é que não leve sal ou especiarias nocivas para suas amigas verdes. Para te ajudar, trouxemos uma receitinha do site El Mueble. Dá só uma olhada.

Ingredientes:

  • Legumes frescos (cenouras, cebolas, aipo, alho-poró, etc.)
  • Água

Modo de preparo:

  1. Lave e corte os legumes de sua escolha em pedaços grandes.
  2. Em uma panela grande, coloque os legumes e cubra com água.
  3. Quando a água começar a ferver, reduza para fogo baixo e deixa por pelo menos 30 a 45 minutos. Assim, os sabores se infundam na água.
  4. Coe o caldo para separar as legumes e obter um líquido claro e aromático.

Inicialmente, o ideal é aplicar este adubo natural uma vez por semana, simplesmente despejando-o caldo sobre a terra dos vasos ou ao redor da base das plantas no jardim.

Então, viu como é fácil fazer adubo caseiro com ingredientes que já tem em casa? Assim, você ajuda suas plantas e, ao mesmo tempo, preserva o meio ambiente!

Comentários estão fechados.