Conflitos no relacionamento? Saiba como agir em 6 passos
Especialistas aconselham como transformar seus conflitos no relacionamento em oportunidades para crescimento de forma saudável em 6 passos
Se relacionar não é fácil! Entrar na vida de outra pessoa, criar responsabilidades físicas e emocionais, estar disponível para assuntos que muitas vezes não estamos tão dispostos a lidar e principalmente ter que se comunicar de forma clara para não existirem problemas por falta de informação.
Numa jornada pelos altos e baixos dos relacionamentos, a Dra. Kamna Chhibber, psicóloga clínica, e o mestre em inteligência emocional, Shivam, compartilham dicas valiosas sobre como enfrentar os desafios da comunicação em meio a conflitos.
Saiba como se comunicar em meio a um conflito em seu relacionamento
Responda ao invés de reagir
Shivam acredita que basicamente os conflitos são como ondas que moldam a costa do relacionamento, mas reagir impulsivamente pode ser como um tsunami destrutivo. A proposta? Respirar fundo, buscar sem acalmar para evitar maiores estragos e mergulhar no trabalho interno para descobrir como responder com sabedoria.
Leia mais: 4 hábitos de autocuidado parar iniciar 2024 com o pé direito
Conheça seus traumas e gatilhos
Shivam acredita que quem somos hoje é moldado pelas cicatrizes do passado. Entender seus próprios traumas e gatilhos é como abrir um mapa para uma comunicação mais eficiente. Ao reconhecer as feridas antigas, é possível evitar armadilhas emocionais e construir pontes para uma melhor compreensão.
Discuta apenas o que está sendo abordado
É de extrema importância manter o seu foco no assunto em questão. Desviar para outros temas pode criar mais confusão. Então, que tal manter a mira na questão central, permitindo que a discussão seja feita de uma forma mais produtiva?
Afaste-se do conflito ativo para contemplar
Quando o confronto está em seu auge, a Dra. Kamna Chhibber sugere dar um passo para trás. Como um navegante habilidoso, certifique-se de que o barco emocional esteja ancorado antes de prosseguir. A contemplação permite uma visão mais clara e uma abordagem mais calma quando a tempestade se acalma.
Trabalhe suas inseguranças
Relacionamentos são como barcos frágeis navegando em águas desconhecidas. Conheça a importância de reforçar suas velas emocionais, e lide com suas próprias inseguranças. Quando você se sente mais seguro consigo mesmo, a jornada a dois se torna menos tumultuada.
Leia mais: 6 sinais de que a sua empatia está atrapalhando a sua vida
Não use linguagem passiva-agressiva
Como você se expressa durante uma discussão pode determinar a direção do vento no relacionamento. A dica de ouro de ambos os especialistas é adotar uma linguagem assertiva. Evite ser passivo-agressivo, e em vez disso, navegue por palavras que mostrem seus sentimentos de maneira clara e respeitosa.
Comentários estão fechados.