3 cores que só os inteligentes usam, e três cores que eles nunca usam
A Inteligência Artificial revelou curiosidades sobre a relação entre preferências de cores e inteligência. Saiba mais sobre as tonalidades apontadas!
Você acredita no poder das cores? Já ouviu falar em cromoterapia? Bem, acredite você, ou não, o nosso cérebro é extremamente complexo e, algumas imagens visuais, incluindo as suas cores, podem ter impactos diferentes na dinâmica cerebral, influenciando, inclusive o nosso dia, os nossos comportamentos e atitudes, sem que a gente perceba. Por isso, é tão interessante entender o que as cores representam. Até porque, você vai querer usar a cor certa para causar uma boa impressão, tanto pessoal, quanto para o seu negócio, certo? Então, é justamente por esse motivo que hoje trouxemos uma curiosidade muito interessante para você! Recentemente, análises realizadas por inteligência artificial sugerem que as escolhas de cores podem estar associadas a diferentes níveis de inteligência e criatividade. Isso mesmo! Certas tonalidades, segundo a IA, influenciam a forma como lidamos com problemas, enquanto outras podem reduzir a motivação e o desempenho cognitivo. Mas, quais seriam elas? Confira logo abaixo!
Leia mais: 6 frases para fortalecer seus relacionamentos e ser mais feliz
Cores associadas à menor criatividade e inteligência
De acordo com as análises da IA, algumas cores podem estar ligadas a baixos níveis de criatividade e motivação. Dessa forma, o ideal é evitá-las no seu dia a dia, ou pelo menos, caso você esteja precisando de uma dose de humor. Além disso, o ideal é evitar essas cores no seu negócio, caso o que você queira seja transmitir uma sensação de felicidade, alegria, euforia no seu cliente. Enquanto isso, essas cores podem ser adequadas caso o que você queira transmitir seja seriedade. Portanto, confira:
1. Marrom
Embora o marrom seja visto como uma cor de estabilidade, ele também pode ser associado à falta de inspiração. A IA indicou que preferências por essa cor podem estar ligadas a um desempenho mais limitado em testes criativos.
2. Cinza
O cinza, uma cor geralmente associada à neutralidade, pode sugerir indiferença e baixo nível de energia mental. Segundo a IA, pessoas que optam pelo cinza em excesso podem ter dificuldades em manter a motivação e a produtividade.
3. Preto
Embora o preto transmita elegância e sofisticação, ele também pode refletir emoções mais pesadas, como pessimismo. Análises mostraram que pessoas que preferem essa cor podem apresentar menores resultados em testes de inteligência emocional.
Leia mais: 5 maneiras de reutilizar as cinzas do incenso e facilitar sua vida no dia a dia
Cores mais associadas à inteligência e à criatividade
Por outro lado, há tonalidades que podem aumentar a criatividade e melhorar a capacidade de concentração. Dessa forma, elas são ideais tanto para estudos, para estimular a memorização, quanto para diversos tipos de negócios. Isso porque, tendem a transmitir sensações boas para o cliente, como confiança, felicidade e por transmitir uma ideia não só de inteligência, mas também de criatividade. Ou seja, uma imagem positiva sua e do seu negócio. Sendo assim, veja algumas das cores recomendadas pela IA:
1. Azul
O azul-claro, conhecido por acalmar e aumentar o foco, é ideal para ambientes de estudo e trabalho, ajudando na concentração e inovação.
2. Verde é uma das cores associadas à inteligência
Associado à natureza e ao equilíbrio, o verde é uma ótima escolha para promover tranquilidade e criatividade em ambientes de descanso.
3. Roxo
Tons de roxo são conhecidos por incentivar a imaginação e o pensamento criativo. Essa cor é especialmente indicada para locais de estudo ou trabalho que demandam inovação e resolução de problemas.
Apesar das análises da IA sugerirem essas correlações, é importante lembrar que as preferências de cor variam de acordo com a cultura e as experiências pessoais. Portanto, o uso de cores deve ser equilibrado para refletir o ambiente e os objetivos de cada pessoa.
Comentários estão fechados.