8 costumes comuns no Brasil, mas que ofendem lá fora
Sempre antes de visitar um novo lugar, é importante conferir um pouco sobre a sua cultura!
O mundo é um lugar fascinante e diverso, com culturas e costumes únicos que enriquecem a experiência humana. No entanto, essa diversidade também pode gerar situações inesperadas, especialmente para viajantes que não estão familiarizados com os hábitos e regras sociais de outros países. Por exemplo, você sabia que há alguns costumes comuns no seu país, mas que podem ofender em outros países? Então, é sobre isso que falaremos a seguir.
Cuidado: esses oito costumes podem ofender em outros países
Confira agora alguns hábitos aparentemente inofensivos que podem ser considerados ofensivos em algumas partes do mundo. Você perceberá que, ao tomar consciência dessas nuances culturais, podemos evitar muitos constrangimentos e demonstrar respeito pelas culturas que visitamos.
1. Comer tudo que está no prato
Isso mesmo, em alguns países, como China e Japão, deixar comida no prato pode ser interpretado como sinal de ingratidão ou falta de respeito à pessoa que preparou a refeição.
Leia mais: 4 conceitos da psicologia pop que você sempre entendeu errado
2. Rir com a boca aberta
Sabe aquela gargalhada que damos com a boca aberta onde o riso corre solto? Pois é, aqui pode até ser legal, mas lá fora não é bem assim. Em algumas culturas, como a japonesa e a britânica, rir com a boca aberta pode ser considerado rude ou mal-educado. Então, melhor pensar bem antes, ou simplesmente melhor escolher outro destino.
3. Abrir o presente na frente de quem deu
Enquanto no Brasil muitas vezes o dono deseja que o presenteado abra o presente no momento em que recebeu, em muitos países asiáticos, abrir um presente na frente da pessoa que o deu é visto como falta de educação. É comum esperar até estar sozinho para abrir o presente e agradecer ao doador em particular.
4. Sinal da paz
O sinal da paz, feito com os dedos indicador e mindinho levantados, pode ter conotações negativas em alguns países. Por exemplo, na Inglaterra e na França, pode ser associado com gangues ou rebeldia.
Leia mais: De quanto tempo livre você precisa para ser feliz?
5. Dar gorjeta
Em alguns países, como Japão e China, dar gorjeta pode ser considerado ofensivo, pois pode ser interpretado como uma forma de caridade ou falta de confiança na qualidade do serviço. Por isso, a dica aqui é sempre conferir como funciona a questão das gorjetas no seu destino desejado. Isso porque, em grande parte dos países, não dar gorjeta também é um ato rude.
6. Falar ao telefone em público
Em algumas culturas, como a japonesa e a coreana, falar ao telefone em público é considerado rude e desrespeitoso com as pessoas ao redor.
7. Aceitar um presente de primeira
Em algumas culturas, como a filipina e a tailandesa, é comum recusar um presente de primeira antes de finalmente aceitá-lo após insistência. Essa recusa inicial demonstra humildade e respeito.
Leia mais: 4 cidades litorâneas mais baratas para viver: veja qual é a primeira!
8. Assoar o nariz
Por fim, em alguns países, como a China e a Coreia do Sul, assoar o nariz em público é considerado rude e anti-higiênico. Dessa forma, é recomendável se retirar para um local privado para assoar o nariz.
E aí, qual desses costumes comuns no Brasil que ofendem em outros países você já conhecia? É sempre importante que, o viajar para um novo país, você pesquise sobre os costumes e hábitos locais para evitar situações embaraçosas e demonstrar respeito pela cultura local.
Além disso, lembre-se, a chave para uma viagem agradável e enriquecedora está na mente aberta, na disposição para aprender e no respeito pelas diferenças.
Comentários estão fechados.