Cuidados no Carnaval: um guia para se proteger na folia
Os cuidados no Carnaval vão além da bebedeira, passando também pela desidratação e até contra a dengue
Dizem que o ano, no Brasil, só começa após o Carnaval! Se é verdade, a gente não sabe, mas, pelo sim ou pelo não, o melhor mesmo é se proteger. Afinal, nesta época, a turma cai na folia e se esquece de cuidar da saúde. Mas, saiba que os cuidados no Carnaval vão muito além da bebedeira e sexo seguro! Sobretudo, com o calor, assaltos e explosão nos casos de dengue.
Os cuidados no Carnaval começam com o calor
Moramos, inegavelmente, em um país tropical. E, embora abençoado por Deus e bonito por natureza, o sol e as altas temperaturas, por vezes, castigam! Por isso, quando sair atrás dos blocos, muito cuidado com a insolação! Neste sentido:
- use roupas leves e confortáveis
- proteja a cabeça usando bonés ou chapéus
- passe protetor solar
- tome bastante água para se hidratar
Ademais, sempre que possível, dê uma fugidinha para a sombra. Assim, se protege do calor e da insolação.
Leia mais: Cansado de dívidas? 6 dicas para sair dessa situação e ter uma vida normal
Cuidado com a desidratação
Tá achando que cachaça é água? Quando falamos em desidratação, o calor não é o único vilão! Como a ingestão de álcool é grande neste período, os perigos aumentam por dois motivos principais.
Primeiramente, o álcool acelera o processo de desidratação. Ademais, potencializa o calor e prejudica a coordenação motora. Portanto, o ideal é sempre ter a garrafinha de água em mãos, além de alguma bebida isotônica.
E, continuam valendo as dicas lá de cima sobre os cuidados no Carnaval, ou seja, proteger-se, ao máximo, do sol.
Beba com moderação
Do que adianta esperar tanto pelo Carnaval se, no meio da festa, der o famoso “PT” e não curtir nada? A bebida em excesso não só acelera a desidratação quanto provoca a intoxicação.
Então, vem aquele mal-estar terrível, dor de cabeça, tontura, enjoo e cansaço. O ideal, inegavelmente, é beber com moderação. Mas, além disso, não beber de estômago vazio e sempre se hidratar.
Sendo assim, pode tomar aquela cervejinha atrás do bloco. Mas, é um copo dela em uma mão e, na outra, a garrafinha de água.
Leia mais: 3 drinks com cerveja refrescantes e fáceis de fazer
O sexo seguro é sempre um dos maiores cuidados no Carnaval
Pode tudo no Carnaval? Não, sobretudo, se colocar em risco a sua saúde e segurança! E aqui, temos dois problemas: beijo e sexo.
Beijar é bom (e como!), mas também pode provocar doenças sexualmente transmissíveis. Por exemplo, sífilis, mononucleose, herpes labial, sapinho, gripe, Covid-19, e por aí vai.
Como não há preservativos para a boca, uma forma de se proteger é observar, como bem explica um manual do G1! Sim, antes de dar aquele beijão, veja se a pessoa não tem alguma feridinha na boca, por exemplo.
Ou, se não tosse muito, entre outros sintomas das doenças que o beijo pode provocar. E, quanto ao sexo, nem precisa falar, né? Com camisinha, sempre!
E a dengue, hein?
Se você acompanha as notícias, sabe bem que os casos da dengue explodiram no Brasil. Inclusive, com estados decretando emergência em saúde pública. Então, os cuidados no Carnaval passam por aí, também!
Neste sentido, use repelente, tanto antes de sair para os blocos quanto reaplicá-los ao longo do dia. E, sempre que possível, evitar ficar perto de focos do mosquito Aedes Aegypti.
Mas, não é só na rua que as medidas valem, não! Aí, na sua casa, evite água parada, seja nos pratinhos de planta, potinhos do pet ou qualquer recipiente exposto.
Segurança
Por fim, não dá para falar em cuidados no Carnaval sem esse tópico. Infelizmente, os casos de arrastão e furtos são muitos, sobretudo nos blocos de rua. Portanto, tenha estas medidas em mente:
- compartilhe sua localização com alguém
- use senhas fortes para acesso ao celular e aplicativos, sobretudo bancários
- prefira levar dinheiro a cartão, principalmente em notas menores
- evite expor o celular, ainda que aquela selfie seja tentadora
Existem algumas bolsinhas menores e fáceis de deixar coladinha ao corpo. Elas são ótimas para guardar o smartphone e dinheiro durante a festa.
Viu só? Dá para curtir muito a folia sem deixar a saúde de lado! Com esses cuidados no Carnaval, seu ano começa bem e esperando pelos próximos feriados!
Comentários estão fechados.