Você sabe limpar as suas plantas? 3 dicas para fazer corretamente
Suas plantas precisam de mais do que apenas água e sol! Veja como limpá-las de uma forma bem simples para mantê-las saudáveis.
Durante a pandemia, quando as pessoas passaram muito tempo em casa, as plantas internas se tornaram uma forma de se conectar com a natureza, desencadeando um novo hobby para muitos.
Não se pode negar que nos últimos anos houve um grande aumento no número de amantes de plantas em todo o país, e a busca por diferentes tipos específicos para cultivo em ambientes internos tem crescido significativamente.
Com esse crescimento, também aumenta a procura por informações sobre os cuidados necessários com essas plantas. Não apenas sobre rega e exposição solar, mas também sobre cuidados mais detalhados, como poda, adubação e higienização.
Você sabia que é importante limpar as plantas regularmente? Isso é fundamental para a saúde delas, ajudando a combater diversas doenças e pragas que podem surgir. A poeira que se acumula nas folhas pode limitar a absorção de luz solar e prejudicar a fotossíntese.
Veja, então, como realizar a limpeza adequada das suas plantas:
Como limpar suas plantas?
Respeite as características individuais
As plantas têm necessidades muito distintas, e cada uma requer cuidados específicos. Antes de realizar a limpeza, pesquise sobre as preferências da sua planta. Algumas espécies demandam cuidados mais complexos, enquanto outras são mais simples de cuidar. Leve isso em consideração ao adquirir uma nova planta para o seu lar.
Leia mais: Como ensinar seu cachorro a andar na coleira sem puxar? Dicas para passeios tranquilos!
Cuidado geral: remova a poeira
Com poucas exceções, a maioria das plantas não tolera bem a poeira. Como mencionado, ela pode prejudicar a fotossíntese e o recebimento de luz solar, danificando as folhas e comprometendo a saúde das plantas.
Portanto, limpe cuidadosamente as folhas e os caules das suas plantas. Para plantas com folhas maiores, você pode borrifar água e utilizar um pano macio para limpar as folhas, evitando danos. Faça essa limpeza sempre que notar acúmulo de poeira nas plantas.
Leia mais: Mulheres dormem melhor com o pet do que com parceiros? Entenda!
Cuide do solo
O solo das plantas pode acumular doenças, insetos e ervas daninhas, afetando a saúde das plantas ali cultivadas. Após a rega, mexa sempre no solo e remova a camada superficial para evitar a formação de fungos.
Quando necessário, troque o substrato e até mesmo o vaso, proporcionando um ambiente limpo para o desenvolvimento da planta. Evite água estagnada nos vasos e esteja atento a sinais de fungos e pragas que possam se instalar no solo das suas plantas.
Comentários estão fechados.