Colocar água no shampoo faz mal para o cabelo?

Veja se diluir o shampoo é prejudicial para a saúde capilar e como fazer corretamente.

Diluir o shampoo com água é um truque comum para economizar, mas será que essa prática pode comprometer a saúde dos cabelos? Com os preços de produtos de cuidados pessoais sempre em alta, muitas pessoas adotam essa estratégia. No entanto, é essencial saber se essa técnica realmente afeta a eficácia do shampoo e se pode causar danos aos fios.

Por isso, aqui explicamos tudo o que você precisa saber sobre a prática de diluir o shampoo e como fazer isso da maneira correta.

Leia mais: 6 segredos dos cabeleireiros para o seu cabelo crescer mais rápido

Diluir shampoo faz mal para o cabelo?

Com certeza você já passou pela situação de pensar que tinha shampoo sobrando, mas, na hora do banho, percebeu que estava chegando ao fim. Nesses casos, imediatamente, vem na cabeça o pensamento de colocar um pouco de água no frasco para que o produto renda mais. Porém, apesar de ser uma prática muito comum,  você já se perguntou se ela faz mal para o cabelo? Confira a seguir!

Vantagens de diluir o shampoo

Aplicar o shampoo diretamente no couro cabeludo faz com que ele entre em contato com uma área pequena, o que pode ressecar os fios. Nesse sentido, a espuma, que normalmente espalhamos, contém menos ativos. Assim, por mais incrível que possa parecer, diluir o shampoo em água aumenta a superfície de contato dos ativos com o couro cabeludo, tornando a lavagem mais eficiente.

Além disso, diluir o shampoo é benéfico para todos os tipos de cabelo e não interfere na fórmula do produto. Sem contar que, dependendo do tipo do produto, o excesso de shampoo pode causar ressecamento capilar. Sendo assim, a diluição pode, na verdade, ser benéfica.

Leia mais: 5 técnicas para ter cabelos saudáveis e sem frizz, mesmo no calor

Método correto para diluir o shampoo

Porém, há algumas regras na hora de diluir o shampoo. Por exemplo, a diluição deve ser feita no momento da lavagem, preferencialmente em um recipiente pequeno. No entanto, pode-se usar recipientes de inox ou acrílico, sempre com cuidado para não quebrar.

Além disso, a proporção recomendada é de uma parte de shampoo para uma parte de água, até que a mistura fique fluída. Pode-se misturar com as mãos ou com um pincel. Após isso, aplique no couro cabeludo, massageando e espalhando bem.

Melhoria na eficácia da limpeza

Então, agora você já sabe que diluir o shampoo melhora a eficácia da limpeza. Porém, você não deve diluir exatamente da forma que imaginava ser a certa antes. De qualquer forma, aprendendo a diluir corretamente, geralmente, espalhamos a espuma, que contém menos ativos. Assim, com o shampoo diluído, os ativos têm maior contato com o couro cabeludo, aumentando a eficácia do produto.

Afinal, o shampoo é feito para ser usado com água. Normalmente, já diluímos um pouco ao aplicar nos cabelos molhados. Portanto, aumentar essa diluição ajuda a espalhar melhor os ativos no couro cabeludo, não apenas a espuma. Contudo, uma quantidade do tamanho de uma moeda diluída em água já é suficiente para uma lavagem econômica e eficaz.

Comentários estão fechados.