‘Ela mesmo’ ou ‘ela mesma’: afinal, qual é a forma correta?

Descubra a forma correta de escrever e tire suas dúvidas de uma vez por todas!

O português é um dos idiomas mais complexos do mundo, o que o torna desafiador até para pessoas de países onde ele é falado fluentemente. Nesse sentido, dúvidas gramaticais podem surgir a qualquer momento, principalmente quando se trata da escrita e do uso adequado de palavras. Uma dessas dúvidas é sobre a expressão “ela mesmo” ou “ela mesma”.

Como sabemos qual é a forma correta? Vamos descobrir e evitar cometer erros que podem custar caro quando se trata de uma prova, teste, ou de um concurso.

Qual é a forma correta: “ela mesmo” ou “ela mesma”?

Se você tem dúvida entre “ela mesmo” e “ela mesma”, saiba que a forma correta é “ela mesma”. Segundo a norma culta da língua portuguesa, “ela mesmo” é um erro. De antemão, a explicação para isto é simples, o termo “mesma” funciona como um pronome de reforço, enfatizando o sujeito da ação, neste caso, “ela”.

Portanto, o termo concorda com o gênero do sujeito, ou seja, feminino. Afinal, essa concordância é fundamental para garantir a clareza e a precisão da frase.

Exemplos práticos

  • Ela mesma lavou a louça após o jantar;
  • Ela mesma organizou a festa surpresa para o aniversário da mãe;
  • Ela mesma terminou o projeto do trabalho.

Em todos esses exemplos, o uso de “mesma” reforça que a ação foi realizada por uma mulher, sem envolvimento de outras pessoas.

Leia mais: 10 palavras portuguesas que têm origem árabe e você não sabia

Variações da palavra “mesmo”

A palavra “mesmo” varia dependendo do gênero do sujeito da frase. Desse modo, se o sujeito for masculino, usamos “ele mesmo”. Bem como se for feminino, usamos “ela mesma”. Além disso, a concordância também deve ser mantida no plural: “eles mesmos” ou “elas mesmas”. Alguns exemplos para esclarecer:

  • Ele mesmo decidiu viajar sozinho nas férias;
  • Eles mesmos pintaram a casa durante o fim de semana;
  • Elas mesmas montaram a árvore de Natal;

Essas frases mostram que a palavra “mesmo” muda para concordar com o gênero e o número do sujeito.

Por outro lado, algo importante para evitar é usar “mesmo” como substituto para um pronome pessoal. Por exemplo, em vez de “o mesmo”, deve-se usar “ele” ou “ela”.

De modo prático, dizer “eu fiz o pedido de promoção ao gerente, e o mesmo aceitou” está incorreto. O certo seria “eu fiz o pedido de promoção ao gerente, e ele aceitou”. Dessa forma, usar “mesmo” no lugar de “ele” ou “ela” pode causar confusão e gerar uma construção gramatical incorreta.

Comentários estão fechados.