Envelhecimento precoce: 8 hábitos que você deve abandonar já!

Comportamentos que, apesar de muito comuns, podem danificar suas células e acelerar o envelhecimento precoce

Segundo o Censo de 2022, a idade média do brasileiro aumentou de forma significativa, refletindo uma tendência no envelhecimento da população. Mas, isso diz respeito à idade cronológica. E quanto ao aspecto físico? Afinal, foi-se o tempo em que idade significava se render a uma vida pouco ativa. Ainda assim, o envelhecimento precoce é uma preocupação crescente, principalmente para quem quer manter uma aparência jovem por mais tempo. E é aí que entram alguns hábitos que fazem uma grande diferença na maneira como envelhecemos.

O que é envelhecimento precoce?

De modo geral, trata-se do processo de envelhecimento que ocorre mais rápido que o esperado. Em outras palavras, a pessoa envelhece mais depressa. Mas, por que isso acontece? Geralmente, devido a fatores ambientais e de estilo de vida.

Sendo assim, a idade biológica de uma pessoa pode ser maior ou menor do que a cronológica conforme os comportamentos que adotar. Afinal, pode até passar despercebido, mas a forma como você vive afeta diretamente as células do corpo.

A propósito, qual a diferença entre idade cronológica e biológica? A primeira diz respeito ao número de anos que uma pessoa viveu. Por outro lado, a idade biológica refere-se ao estado de saúde das células e tecidos do corpo.

É esta idade aí que sofre a influência de vários fatores, por exemplo, dieta, exercício e exposição a toxinas.

Leia mais: 5 mitos sobre atividades físicas para emagrecer

Comportamentos que aceleram o envelhecimento

Sendo assim, para evitar o envelhecimento precoce, vale muito a pena identificar e modificar os hábitos que contribuem para esse processo. Para te ajudar, trouxemos alguns dos piores. Dê só uma olhada:

1. Fumar

Aqui, sua preocupação nem deveria ser apenas o envelhecimento precoce. Mas, neste sentido, a fumaça do cigarro contém centenas de substâncias tóxicas que produzem estresse oxidativo, danificando as células e o DNA.

Isso afeta as mitocôndrias e provoca inflamação, acelerando o envelhecimento dos pulmões e da pele.

2. Um dos fatores que provocam o envelhecimento precoce é o estresse crônico

O estresse prolongado mantém elevados os níveis de cortisol, que prejudicam as mitocôndrias e encurtam os telômeros. Estas estruturas protegem o DNA dos danos, portanto, se afetadas, já sabe, né?

3. Exposição excessiva ao sol

A radiação ultravioleta (UV) do sol também leva ao envelhecimento precoce, pois provoca estresse oxidativo nas células da pele. Além disso, aumenta consideravelmente o risco de câncer.

4. Sedentarismo

Como todo mundo já sabe, passar longas horas sentado não faz nada bem. Inclusive, se associa a muitos marcadores de envelhecimento precoce, como danos ao DNA e perda de função das mitocôndrias. Ademais, contribui para várias doenças crônicas.

Leia mais: 6 sinais de que você tem a mente afiada e ainda não percebeu

5. Obesidade

Mais um ponto que não promove apenas o envelhecimento, como também problemas de saúde de modo geral. O excesso de gordura corporal tem relação estreita com a inflamação crônica e o estresse oxidativo. Ambos são fatores que aceleram o desgaste celular.

6. Dormir mal provoca o envelhecimento precoce

Em resumo, a má qualidade do sono impede o corpo de reparar tecidos danificados e aumenta a produção de radicais livres. Portanto, também enfraquece as células. Sem falar nos danos à saúde e concentração.

7. Dieta de baixa qualidade

O consumo excessivo de alimentos ultraprocessados ricos em açúcares, gorduras trans e aditivos artificiais aumenta o estresse oxidativo e a inflamação.

Leia mais: O que acontece se você tomar chá de boldo todos os dias?

8. Exposição a poluentes

Por fim, a exposição a poluentes do ar, metais pesados e produtos químicos industriais causa danos celulares. Consequentemente, acelera o envelhecimento.

Dicas para prevenir o envelhecimento precoce

A boa notícia é que, da mesma forma que há fatores que acrescentam alguns anos na idade biológica, há formas de desacelerar este processo. Sendo assim, a recomendação é implementar, pelo menos, algumas das seguintes mudanças no seu estilo de vida:

  • Abandone o cigarro: parar de fumar é uma das melhores coisas que você pode fazer para sua saúde e aparência. Só para começar, reduz o estresse oxidativo e a inflamação no corpo. Nem precisa dizer no quanto o seu organismo agradece, né?
  • Gerencie o estresse: pratique técnicas de relaxamento, como meditação, ioga ou exercícios físicos, para manter os níveis de cortisol sob controle.
  • Proteja-se do sol: use protetor solar diariamente e evite a exposição prolongada ao sol. Assim, você protege a pele dos danos causados pela radiação UV.
  • Mantenha-se ativo: pratique atividades físicas regularmente para promover a saúde cardiovascular. Também, fortalecer os músculos e melhorar a função mitocondrial.
  • Controle o peso: adote uma dieta equilibrada e pratique exercícios para manter um peso saudável. Deste modo, reduz a inflamação e o estresse oxidativo.
  • Durma bem: garanta um sono de qualidade, dormindo de 7 a 8 horas por noite. Este hábito é fundamental para permitir que seu corpo repare os danos celulares.
  • Alimente-se bem: priorize uma dieta rica em frutas, vegetais, proteínas magras e gorduras saudáveis, evitando alimentos ultraprocessados.
  • Evite poluentes: sempre que possível, minimize a exposição a poluentes ambientais. Em vez disso, opte por produtos naturais e orgânicos.

Como se vê, prevenir o envelhecimento precoce envolve fazer escolhas conscientes e adotar hábitos saudáveis. E você, já está fazendo sua parte?

Para mais dicas de bem-estar e um estilo de vida mais positivo, acompanhe nossas dicas por aqui, no Mundo em Revista.

Comentários estão fechados.