Estou apaixonado(a)? 10 sinais que não mentem!

A ciência desvendou o que acontece em nosso cérebro ao se apaixonar. Conheça seis sinais que mostram quando o amor é verdadeiro

Sentir que alguém ocupa seus pensamentos de forma constante e incontrolável pode ser um sinal claro de paixão. Esse fenômeno, comum e poderoso, tem despertado o interesse da ciência, que busca entender o que ocorre no cérebro e no comportamento quando nos apaixonamos.

Estudos apontam para uma série de reações químicas e emocionais que indicam a intensidade desse sentimento, desde a liberação de hormônios até mudanças no foco e na memória. Neste artigo, vamos conhecer seis sinais cientificamente comprovados que ajudam a identificar quando você está vivendo uma experiência de paixão intensa.

6 sinais que comprovam que você está apaixonado

Se você passa boa parte do dia pensando em alguém, isso pode ser um sinal de que está apaixonado – Foto: Freepik

Mudanças na atividade cerebral

Quando pensamos em alguém especial, o cérebro reage de forma diferente. Nesse sentido, estudos mostram que o amor romântico ativa áreas ligadas à recompensa e ao prazer, como o córtex pré-frontal, diferenciando esse tipo de amor de outros sentimentos. Esse aumento na atividade cerebral é um dos primeiros sinais de paixão.

LEIA MAIS: 4 fragrâncias marcantes para quem deseja causar boa impressão

Foco em aspectos positivos

Outro sinal é a tendência de idealizar a pessoa amada, concentrando-se em suas qualidades positivas e ignorando defeitos. A ciência explica que essa “cegueira” é comum devido à liberação de dopamina, que também é responsável por aumentar a memória relacionada a momentos especiais. Assim, isso pode fazer com que pequenos gestos se tornem memoráveis.

Emoções instáveis

Ficar apaixonado pode desencadear oscilações de humor que variam entre alegria e ansiedade. Essas flutuações estão ligadas a altos níveis de dopamina e à necessidade de estar próximo da pessoa, gerando sentimentos que lembram vícios, como mostrado por estudos de neurociência. A paixão pode, então, ser comparada a uma forma leve de dependência emocional.

Pensamentos intrusivos

Quando você se pega pensando na pessoa amada por boa parte do dia, isso é outro sinal de que pode estar apaixonado. Pesquisas mostram que apaixonados tendem a passar cerca de 85% do tempo acordado pensando em seus parceiros. No entanto, esse foco intenso pode prejudicar até mesmo a concentração em outras atividades.

LEIA MAIS: Coisas que os homens acham que mandam, mas na prática…

Sentimentos fora de controle

Um dos sinais de paixão mais evidentes é a sensação de que você perdeu o controle sobre seus sentimentos. Estudos mostram que muitos descrevem o amor como uma força involuntária, algo que não conseguem controlar. Dessa forma, as emoções parecem dominar, e você pode se sentir impelido a agir por impulso, movido por esse sentimento arrebatador.

Planejamento de um futuro juntos

Por fim, se você começa a fazer planos para um futuro ao lado da pessoa, essa é uma forte evidência de que a paixão está presente. Afinal, a produção de oxitocina, conhecida como o “hormônio do amor”, aumenta durante esse período, promovendo uma conexão emocional mais forte e incentivando pensamentos de um relacionamento duradouro.

ARTIGOS RELACIONADOS:

Comentários estão fechados.