7 filmes que retratam transtornos mentais de forma certeira
Histórias que trazem à tona a complexidade dos transtornos mentais, retratados com realismo e compaixão
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 1 bilhão de pessoas vivem com algum transtorno mental. Muita gente, né? Mas, apesar dessa ocorrência toda, trata-se de uma realidade frequentemente mal compreendida. Afinal, estamos falando de uma dor que ninguém vê e que, para muitos, parece não existir. No entanto, existem filmes que retratam transtornos mentais com muita sensibilidade. Assim, conseguem iluminar tais questões, lançando um olhar íntimo sobre as lutas de quem vive com essas condições.
Então, por que não dedicar um tempinho do seu tempo livre para assistir a algum deles? Para te ajudar, trouxemos sete títulos que tratam do tema de forma profunda e realista. De repente, uma pessoa que vive aí, do seu lado, passa pelas mesmas coisas e assim, você pode ajudá-la com mais empatia.
1. Garota, Interrompida (Girl, Interrupted, 1999) é um dos filmes que retratam transtornos mentais mais conhecidos
Transtorno retratado: Transtorno de Personalidade Borderline.
Com base nas memórias de Susanna Kaysen, “Garota, Interrompida” segue sua jornada durante a passagem por um hospital psiquiátrico nos anos 1960. Na época, ela recebeu o diagnóstico de transtorno de personalidade borderline.
Mas, em vez de se fechar, a jovem interage com outras pacientes, cada uma com seus próprios desafios. Neste sentido, o filme explora a complexidade das relações humanas, além da luta por recuperação.
Ainda, traz uma visão sincera sobre a vida dentro de uma instituição psiquiátrica. O longa tem Winona Ryder, Whoopi Goldberg e Angelina Jolie no elenco.
Leia mais: 8 situações cotidianas exaustivas para introvertidos. Confira!
2. Clube da Luta (Fight Club, 1999)
Transtorno retratado: Transtorno dissociativo de identidade.
Com seu enredo complexo, este é, inegavelmente, um dos filmes surpreendentes que retratam transtornos mentais. Trazendo Brad Pitt e Edward Norton no casting, tem a narração anônima de uma pessoa que sofre de insônia crônica.
Então, encontra alívio participando de grupos de apoio. Porém, sua vida muda drasticamente quando conhece Tyler Durden, com quem funda um clube de luta clandestino.
Só que, à medida que o negócio se torna mais violento e caótico, o homem descobre que Tyler é, na verdade, uma manifestação de sua própria mente. Ou seja, algo que reflete sobretudo sua luta com o transtorno dissociativo de identidade.
3. Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind, 2001)
Transtorno retratado: Esquizofrenia.
Um dos melhores filmes que retratam transtornos mentais narra a vida de John Nash, vivido por Russel Crowe. Ele é um matemático genial que enfrenta a esquizofrenia paranoide. O longa mostra sua batalha contra alucinações e delírios, e como isso afeta sua carreira e vida pessoal.
Porém, com o apoio de sua esposa, Nash aprende a lidar com a doença. Então, Uma Mente Brilhante também foca na importância da resiliência e do suporte familiar no enfrentamento dos transtornos mentais.
Leia mais: Livros: 5 obras literárias extensas que são verdadeiros tesouros
4. O Aviador (The Aviator, 2004) também é um dos filmes que retratam transtornos mentais
Transtorno retratado: Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).
Em linhas gerais, o longa explora a vida do magnata Howard Hughes e sua luta contra o TOC. Com a interpretação brilhante de Leonardo DiCaprio, a história mostra todo o tormento de Hughes, um gênio, quanto às suas obsessões e compulsões debilitantes.
Só para exemplificar, traz como as obsessões com limpeza e perfeição dominam sua vida. Isso tudo apesar de estar ciente da irracionalidade de seus pensamentos. Sendo assim, o filme oferece um retrato sensível e realista da angústia causada pelo TOC.
5. O Cisne Negro (Black Swan, 2010)
Transtorno retratado: Transtorno Dissociativo e Psicose.
Talvez, um dos filmes mais impactantes que retratam transtornos mentais. Aqui, a pessoa espectadora acompanha Nina Sayers, uma bailarina cuja busca pela perfeição a leva ao limite da sanidade.
Sob a pressão do ambiente competitivo, ela começa a experimentar alucinações até chegar a um colapso mental. Desta forma, o longa também ilustra a linha tênue entre ambição e autodestruição.
Mais ainda, como a pressão psicológica pode desencadear transtornos mentais severos. O longa é protagonizado por Natalie Portman e Mila Kunis.
Leia mais: Filme inspirado em fatos reais revela as sombras das ditaduras na América Latina! Imperdível!
6. O Lado Bom da Vida (Silver Linings Playbook, 2012) é um dos filmes que retratam transtornos mentais de forma sensível
Transtorno retratado: Transtorno Bipolar.
Aqui, temos a história de Pat Solitano, que, após um período em instituição psiquiátrica, tenta reconstruir sua vida e reconquistar a ex-esposa. Mas, ele conhece Tiffany, jovem viúva com seus próprios problemas emocionais.
Juntos, eles então buscam um novo equilíbrio. O filme, que tem Jennifer Lawrence e Bradley Cooper, retrata os altos e baixos do transtorno bipolar. Porém, sobretudo, destaca a importância das relações humanas na recuperação.
7. Joias Brutas (Uncut Gems, 2019)
Transtorno retratado: Transtorno do Jogo.
Por fim, um dos filmes mais recentes da lista que retratam transtornos mentais. A história segue Howard Ratner, um joalheiro de Nova York cuja vida é dominada pelo vício em jogos de azar.
Interpretado por Adam Sandler, o homem é constantemente consumido pela compulsão incontrolável de apostar. Só que isso o acaba levando a situações cada vez mais arriscadas.
O longa retrata a natureza oscilante do vício do jogo, mostrando como ele controla e distorce todos os aspectos da vida de Ratner, desde suas finanças até seus relacionamentos.
Estes filmes, sem dúvidas, retratam que, quando uma pessoa tem algum transtornos mental, não se livra dele “só por querer”. E que, apesar dos julgamentos alheios, muitas vezes suas ações vão além de seus próprios limites.
Ou seja, uma oportunidade e tanto de enxergar tudo com menos preconceito e mais compreensão, né? E, se quiser mais dicas, até trouxemos algumas extras aqui.
Comentários estão fechados.