Folha de louro: mais que tempero, traz boas energias e prosperidade

Tempero favorito do feijão, a folha de louro tem propriedades para a saúde e, também, místicas

É impossível preparar uma boa feijoada sem a folha de louro, não é mesmo? Ou até mesmo aquele feijãozinho cozido na hora. Mas o que pouca gente sabe é que, mais do que um ingrediente culinário, essa folhinha tem toda uma história mística, além de trazer benefícios para a saúde.

Para ilustrar, a planta que possivelmente teve origem na Ásia Menor é admirada há séculos, tanto por suas propriedades na culinária quanto por seus usos medicinais. Ela combate uma série de enfermidades, tais como:

  • colesterol
  • cólicas
  • má digestão
  • ansiedade
  • estresse
  • retenção de líquidos

Vamos então explorar um pouco mais sobre o que a folha de louro pode nos oferecer?

O significado místico da folha de louro

Você já reparou que as figuras retratadas na Grécia Antiga sempre eram representadas com uma folha de louro na orelha? Naquela época, ela simbolizava glória e vitória, tanto que era utilizada para enfeitar as coroas dadas aos vencedores dos Jogos Olímpicos. Daí vem o ditado “colher os louros”.

Além disso, acredita-se que essa planta traz purificação e proteção, afastando energias negativas do ambiente. Segundo a cultura grega, o louro auxilia na busca por compreensão e sabedoria, simbolizando intuição e visão anterior.

Por fim, a folha de louro está sempre associada à prosperidade, o que deu origem à tradição de colocar uma delas na carteira para atrair dinheiro.

LEIA MAIS: 7 alimentos que você não sabia que podia fazer na Air Fryer e ficam deliciosos

Mais do que um tempero para o feijão!

Apesar de seu aroma característico cair muito bem no feijão, o uso da folha de louro na culinária vai além! Ela pode ser usada, por exemplo, para temperar peixes, carnes vermelhas e arroz, assim como em sopas e cozidos, já que suas propriedades são melhor aproveitadas em preparos mais lentos.

Além disso, é utilizada para conservar alimentos, prolongando o sabor por mais tempo. Por fim, o chá feito com as folhas de louro possui propriedades relaxantes e digestivas.

É possível cultivar louro em casa?

Sim, e não é tão difícil assim! De acordo com um artigo da Casa e Jardim, o louro pode ser cultivado em qualquer ambiente, pois exige poucos cuidados com o solo.

No entanto, é recomendável plantá-lo em solo orgânico. Aqui estão algumas dicas:

  • Utilize um solo bem drenado, arenoso e fértil, com um pH entre 6,6 e 7,5. Deixe espaço para a raiz crescer;
  • Adube com esterco de aves e bois, composto orgânico, ou adubos químicos como NPK 10.10.10, que enriquecem o solo e fortalecem a planta;
  • Plante em local com boa luminosidade, evitando excesso de luz e vento;
  • Regue a planta uma vez a cada duas semanas, pois o louro não tolera muito a umidade. No verão, reduza um pouco esse intervalo entre as regas;
  • Pode a planta após a floração, mas sem exageros, para permitir o desenvolvimento adequado;

LEIA MAIS: 2 bebidas saudáveis que podem contribuir para a sua hidratação corporal, revela Harvard!

E que tal ter uma plantinha que forneça folhas de louro constantemente? Sua casa, sua cozinha e sua saúde agradecem!

Comentários estão fechados.