7 hábitos que a classe média tem para se igualar aos mais ricos
Com foco em aparentar ser a classe mais rica, a classe média adota hábitos de gasto excessivo para manter um padrão de vida insustentável
A classe média brasileira tem na sua composição parte dos honrados trabalhadores de transporte por aplicativo e dos herdeiros de grandes empresas.
Por esse motivo, a classe enfrenta um dilema bastante conhecido pela população: o desejo de manter um status social que chegue o mais próximo dos tais herdeiros.
Assim, essa busca por uma aparência de riqueza que muitas vezes se manifesta através do consumo exagerado, a classe média tem feito de tudo para sair bonita na foto do status social.
Separamos as 7 ostentações que a classe média faz para se aproximar dos mais ricos
1. Financiar carros de luxo
Você já se deparou com aquele vizinho que troca de carro toda hora, sempre dirigindo modelos de luxo? De acordo com o Sistema Nacional de Gravames (SNG), as vendas financiadas de veículos novos e usados estão em alta.
Isso só mostra que muitos optam por longos financiamentos para ostentar carros caros, mesmo que isso signifique comprometer parte de sua renda mensal.
Leia mais: Renda Passiva: coloque o dinheiro para trabalhar por você. Veja como!
2. Viagens
Um estudo realizado pela Expedia em 2019 revelou que os brasileiros gastam em média mais em viagens do que a média global.
Mesmo com orçamento apertado, a classe média faz questão de reservar uma parte de suas economias para aproveitar as férias em destinos populares, que muitas vezes foge um pouco do orçamento, apenas para exibir um estilo de vida luxuoso.
3. Artigos de luxo
Para muitos da classe média, quanto mais luxo, melhor. Segundo um estudo realizado pelo Boston Consulting Group (BCG), os consumidores de itens de luxo com alto valor agregado esperam aumentar seus gastos nos próximos anos. A classe média não fica para trás e investe em roupas, bolsas e acessórios de marcas renomadas para demonstrar sofisticação e status.
Leia mais: 5 hábitos matinais que você precisa ter com seus filhos para que eles cresçam felizes
4. Escolas particulares
A busca por uma “educação de qualidade” muitas vezes leva a classe média a optar por escolas particulares para seus filhos. De acordo com o Censo Escolar divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de alunos nesse segmento tem aumentado significativamente nos últimos anos.
Mesmo que isso represente um investimento financeiro maior do que esperavam, muitos pais fazem esse sacrifício na esperança de proporcionar melhores oportunidades aos seus filhos.
5. Sempre com os celulares da moda
Quem não quer ter o último modelo de smartphone lançado no mercado? Segundo a IDC Brasil, as vendas de smartphones no país sem mantém em alta, com muitos preferindo celulares acima de 2 mil reais.
Mesmo que o gasto ultrapasse o orçamento, para muitos da classe média é importante estar atualizado com a tecnologia e exibir os aparelhos que estão na boca do povo no momento.
6. Sempre visitando restaurantes caros
Mesmo em períodos de recessão econômica, o consumo em restaurantes e bares continua a crescer. O Índice de Consumo em Restaurantes registrou um aumento no valor médio por transação, indicando que muitos da classe média não abrem mão de gastar uma grande parte de sua renda em experiências gastronômicas de alto custo.
Leia mais: Conheça os hábitos matinais que os milionários de sucesso têm em comum
7. Viver em locais de luxo
De acordo com um relatório de 2024, a maioria dos condomínios entregues são residenciais e possuem um preço médio do metro quadrado considerado mais alto do que em outras regiões.
Mesmo que isso represente um investimento financeiro além do normal, muitos da classe média ainda preferem morar em áreas que transmitem um status elevado e mais sofisticado.
Comentários estão fechados.