Isso que acontece com seu estômago se você bebe bastante água

O corpo precisa de uma certa quantidade de água para funcionar bem, e seu sistema digestivo se beneficia muito disso.

Beber água é muito importante para o pleno funcionamento do nosso organismo. No entanto, existem pessoas que ignoram essa necessidade. A baixa ingestão de água pode causar vários problemas de saúde, como dores de cabeça, pele ressecada, problemas musculares e até mesmo confusão mental.

Além disso, há problemas digestivos que podem surgir devido à baixa ingestão de água, o que é preocupante. Profissionais da saúde recomendam o consumo de pelo menos 2 litros de água diariamente, embora esse valor possa variar para cada indivíduo.

A verdade é que o consumo varia de pessoa para pessoa, levando em consideração as características individuais. No entanto, para quem não está acostumado a beber água ao longo do dia, 2 litros é o mínimo aceitável.

LEIA MAIS: Como perder gordura e ganhar massa muscular? Dicas que irão te ajudar

Como a água afeta o intestino, a boca e o estômago

Confira abaixo o que pode acontecer com seu sistema digestivo se você beber a quantidade adequada de água diariamente:

Seu intestino funciona melhor

Quando você bebe bastante água diariamente, ajuda seu intestino a funcionar de forma mais eficiente. Isso ocorre porque a água ajuda na formação de fezes mais macias, facilitando sua eliminação.

Além disso, quando a ingestão adequada de água é combinada com fibras, é possível melhorar ainda mais a formação das fezes. A água também ajuda a estimular os movimentos intestinais que auxiliam na eliminação das fezes.

Você tem menos chance de ter mau hálito

Quando você bebe pouca água, sua produção de saliva costuma ser insuficiente, o que faz com que sua boca fique mais seca e aumente o crescimento de bactérias. Esse aumento bacteriano pode causar mau hálito, o que é bastante desagradável.

Além disso, a baixa produção de saliva pode afetar a digestão de alguns alimentos, uma vez que a saliva é responsável pela quebra de carboidratos e gorduras durante a mastigação, através da ativação de enzimas presentes na saliva.

Você tem menos chance de ter azia

Seguindo a mesma lógica da saliva, seu estômago também possui enzimas responsáveis pela quebra de alimentos, mas, nesse caso, essas enzimas estão presentes no suco digestivo. Quanto menos água você ingere, mais ácido seu estômago pode se tornar, já que esse suco não será bem dissolvido dentro do órgão.

LEIA MAIS: Quais são os tipos de açúcar? Existe um que é mais saudável? Descubra

Mas como saber a quantidade de água que você deve beber?

Bem, você sabe que deve beber pelo menos 2 litros de água diariamente para garantir o bom funcionamento do organismo, o que equivale a 8 copos de água. No entanto, se você quer desfrutar de todos os benefícios de uma boa hidratação, é recomendado que descubra qual é o seu consumo ideal diário.

Essa informação é bastante simples de ser obtida! Tudo o que você precisa fazer é multiplicar seu peso por 35, pois é recomendado que você consuma 35 ml de água por quilo do seu peso corporal. Por exemplo, uma pessoa com 80 kg deve consumir no mínimo 2,8 litros de água.

Comentários estão fechados.