5 legumes que você jamais deve grelhar, por mais que fiquem gostosos

Certos alimentos perdem valor nutricional quando expostos a altas temperaturas. Saiba quais!

Para os que são fãs de comida saudável, os legumes entram como ótimas opções para o cardápio. Afinal, ricos em nutrientes, fibras e vitaminas, eles ajudam a melhorar o funcionamento do corpo. Além disso, é possível deixá-los bem mais gostosos, a depender da forma como você o prepara. E, uma forma deliciosa de preparar os legumes é grelhando esses alimentos. Inclusive, legumes grelhados têm ganhado espaço nas refeições de churrasco, trazendo opções leves e nutritivas para a mesa, principalmente para vegetarianos e veganos. No entanto, nem todos os vegetais são indicados para a grelha, pois alguns perdem grande parte dos seus nutrientes quando expostos ao calor intenso. Portanto, confira a seguir quais legumes você deve evitar grelhar para garantir uma alimentação mais saudável e equilibrada.

Leia mais: Sete alimentos cheios de magnésio para mudar a saúde após os 50 (e antes também)

Legumes que você deve evitar grelhar

5 legumes que você jamais deve grelhar, por mais que fiquem gostosos
Freepik.

1. Pepino

O pepino é um vegetal que deve ser consumido cru para preservar seus nutrientes. Com alto teor de água, potássio e vitaminas C e K, ele perde grande parte desses benefícios ao ser grelhado. Desse modo, para quem gosta de pepino, a melhor opção é mantê-lo em saladas frescas, garantindo o aproveitamento máximo de suas propriedades.

2. Abobrinha

A abobrinha é rica em vitamina C, um nutriente bastante sensível ao calor. Assim, ao grelhar o legume, há uma considerável perda desse nutriente. Para minimizar essa perda, uma dica é cortar a abobrinha em pedaços mais grossos, o que ajuda a reduzir o tempo de exposição ao calor e mantém mais dos seus benefícios.

Leia mais: Potes de sorvete no micro-ondas: é seguro ou um risco à saúde?

3. Tomates grandes

Os tomates grandes, quando grelhados, perdem grande parte da vitamina C e outros nutrientes importantes. Portanto, em vez de colocá-los diretamente na grelha, é mais recomendado utilizá-los em receitas como molhos ou assados no forno. Além disso, tomates-cereja ou menores são opções melhores para grelhar, pois preservam melhor seus nutrientes e forma.

4. Beterraba crua é mais um dos legumes que você não deve grelhar

Grelhar a beterraba crua pode resultar na perda de nutrientes, como folato, potássio e manganês, devido ao cozimento inadequado. Dessa forma, para garantir que ela cozinhe de forma uniforme e mantenha suas propriedades, é ideal pré-cozinhar a beterraba antes de levá-la à grelha. Assim, você preserva os nutrientes e evita uma preparação incompleta.

Leia mais: Novos alimentos proibidos pela Anvisa que você pode ter na mesa

5. Batata

Por fim, esse item pode te surpreender! Mas, batata é um legume que, quando grelhado sem pré-cozimento, pode não atingir o ponto ideal de cozimento e perder parte de seus nutrientes, como a vitamina C e o potássio. Portanto, cozinhá-la previamente antes de grelhar garante que a batata mantenha mais dos seus nutrientes e cozinhe de maneira uniforme, além de evitar que fique seca ou crua por dentro.

Sendo assim, grelhar legumes é uma prática deliciosa, mas saber quais vegetais devem ou não ir à grelha pode fazer toda a diferença no valor nutricional das suas refeições. Com essas dicas, é possível garantir que seus legumes mantenham os nutrientes e ofereçam mais benefícios à saúde, sem perder o sabor.

Comentários estão fechados.