3 lições que te farão mais positivo e feliz a cada ano que passa
Porque essas datas podem ser mais felizes do que você imagina.
Lembra quando os aniversários eram tão divertidos que você inventava motivos para celebrar mais vezes ao ano? Mas com o passar do tempo, eles podem começar a parecer menos empolgantes. Até mesmo os pesquisadores da felicidade de Harvard sentem essa tristeza. Então, foi justamente por isso que, em seu 60º aniversário, Arthur Brooks compartilhou 3 dicas baseadas na ciência para tornar os aniversários mais otimistas. Portanto, veja dicas para fazer cada novo ano da sua vida ser mais feliz.
Segredos da felicidade no aniversário: 3 dicas de Arthur Brooks
Os aniversários deveriam ser motivos de comemoração. E, quando somos jovens, normalmente é assim que funcionam. Porém, com o passar dos anos, seja pelas dificuldades que a vida nos impõe, seja pela consciência de que os anos estão passando, seja pelo medo de envelhecer, ou até mesmo por diversas outras preocupações internas, essas datas passam a ser mais tristes. Mas, a boa notícia é que os seus aniversários não precisam ser assim. Portanto, confira algumas dicas a seguir que poderão transformar as suas próximas celebrações.
1. Utilize motivações de “abordagem”
Evite ameaças e autopunição, que são ineficazes e desmotivadoras. Dessa forma, concentre-se nos aspectos positivos da mudança que você deseja fazer. Use frases como “Gosto de passar mais tempo na natureza” em vez de “É melhor você caminhar ou vai engordar”.
Leia mais: Acredite em você: Post-its para começar o dia com motivação e felicidade
2. Aproveite o “efeito recomeço”
Use seu aniversário como um novo começo para definir metas e fazer mudanças positivas. Estudos mostram que as pessoas são mais propensas a iniciar novos projetos em datas significativas. Então, transforme o foco do que você está perdendo para o que você pode ganhar nos próximos anos.
3. Escolha objetivos intrínsecos
Além disso, concentre-se em objetivos que te tragam recompensas internas, como qualidade de relacionamento e desenvolvimento pessoal.
Evite objetivos extrínsecos, como dinheiro, reconhecimento e beleza, que podem levar à infelicidade a longo prazo. Comemore seu aniversário iniciando algo que te motive por razões genuínas.
Então, ao seguir essas dicas, você pode transformar seus aniversários em motivos de celebração e usar a data como um impulso para uma vida mais feliz e plena.
Leia mais: 7 coisas que as mulheres não precisam provar a ninguém
Mas por que os aniversários podem ser tão tristes?
Na verdade, existem vários motivos pelos quais alguns podem considerar os aniversários datas tristes. Por exemplo, um deles é a pressão social. A sociedade nos pressiona a alcançar marcos e conquistas em cada aniversário, o que pode levar a sentimentos de inadequação e frustração se não alcançarmos as expectativas.
Além disso, há a questão da passagem do tempo. Isso porque aniversários nos lembram que estamos envelhecendo e que nossa vida finita, o que pode gerar ansiedade e tristeza.
Há também a questão da comparação social. Nas redes sociais, vemos a vida perfeita dos outros nos aniversários, o que pode nos levar a nos comparar e sentir inveja.
E não se esqueça, que cada aniversário é único! Então, nada de comparar o seu aniversário com o dos outros. Portanto, celebre suas conquistas e concentre-se no que te faz feliz.
Lembre-se também de que seus objetivos são seus, ou seja, escolha metas que te motivem por razões genuínas, não para impressionar os outros. Além disso, a felicidade está dentro de você. Então, não dependa de eventos externos para ser feliz. Busque a felicidade no dia a dia e nas pequenas coisas.
Por fim, comemore seu aniversário com alegria e positividade! Use as dicas de Arthur Brooks para transformar essa data em um momento de reflexão, gratidão e novos começos.
E aí, você já tinha parado para ver o seu aniversário sob essa perspectiva otimista? Agora já tem muitos outros motivos para comemorar com felicidade genuína cada uma dessas datas na sua vida.
Comentários estão fechados.