Veja a maior onda já registrada que tem mais de 500 metros
Onda ocorreu no Alasca, no final da década de 50, fruto de um intenso abalo sísmico
Quem nunca tremeu nas bases ao assistir os surfistas brasileiros desafiando ondas gigantes pela televisão? Como Pedro Scooby e as ondas de Nazaré e Havaí. Mas, você sabia que a maior onda já registrada é ainda mais massiva que estas impressionantes formações? Só para ilustrar, passou dos 500 metros!
De modo geral, pouco se fala em grandes ondas fora do surfe. A exceção infelizmente vai para os tsunamis catastróficos, como o que assolou a Indonésia, em 2004. Entretanto, são exatamente estas as maiores e muitas nem ficam em pontos típicos da prática esportiva.
Leia mais: Vulcão mais alto do mundo fica na Argentina (e é incrível)
A maior onda já registrada veio de um tsunami
Quem inicialmente relatou a ocorrência desta grande onda foi o artigo do portal How Stuff Works. Segundo o texto, a verdadeira montanha de água surgiu em 9 de julho de 1958 em fiorde na região de Lituya Bay, no Golfo do Alasca.
Para quem não se lembra, o fiorde é uma enseada oceânica estreita com altos penhascos ao redor. Pois bem, a maior onda já registrada veio após uma atividade sísmica ao longo da Falha de Fairweather, a oeste de Juneau.
Consequentemente, houve um terremoto de magnitude 7.8, ou seja, nada pequeno. A dimensão foi tanta que deslocou uma enorme quantidade de materiais, entre terra e blocos de gelo que caiu de aproximadamente 609 metros de altura.
Só para ilustrar, foram cerca de 90 milhões de toneladas de rocha mergulhando na Enseada Gilbert a uma velocidade tremenda. O deslocamento que o glaciar causou ao cair criou um tsunami diferente de qualquer outro até e depois de então.
A onda tinha, pasme, 524 metros de altura, mais alto que um prédio como o Empire State Building. Consequentemente, levou tudo o que estava à beira da baía, mesmo em uma altitude de até 200 metros acima do nível do mar.
Mas, apesar da dimensão do maremoto, “apenas” cinco pessoas morreram, sendo três que estavam na baía e duas que estavam em barcos afundados pela maior onda já registrada. Até hoje, existem sinais que o megatsunami deixou.
Leia mais: 5 lugares do mundo tão perigosos que você não deve visitar
Outras ondas gigantes
Não, nunca houve ondas tão gigantescas quanto a de 1958. Mas, para efeitos de comparação, a maior onda já surfada, segundo o Livro Guinness dos Recordes Mundiais, foi de 26 metros. O autor da faça foi o surfista alemão Sebastian Steudtner em 29 de outubro de 2020, na cidade de Nazaré, Portugal.
Mais recentemente, o brasileiro Lucas “Chumbo” Chianca pode ter superado isso. Adivinhe, também em Nazaré. Os cálculos e confirmações ainda estão pendentes, mas estima-se que a onda que o surfista desafiou chegou a 30 metros.
Enfim, embora Havaí e a cidade litorânea portuguesa, de fato, registrem massas gigantescas, nada se compara à maior onda já registrada. Aliás, ninguém nem quer ver algo assim novamente, né?
Comentários estão fechados.