Maiúscula ou minúscula: como escrever siglas do jeito certo?
Entenda as regras para escrever siglas em português.
Você já se deparou com a incerteza sobre como escrever corretamente siglas em português? Alguma vez ponderou por que “IBGE” é todo em maiúsculas, enquanto “Inep” apenas inicia com uma letra maiúscula? Aqui vamos explorar as normas que orientam o uso das siglas na língua portuguesa, descomplicando esse elemento fundamental da escrita.
Leia mais: Qual é o coletivo de borboletas? A resposta vai surpreender você
Qual a forma correta de escrever siglas?
Siglas são abreviações formadas pelas letras iniciais de palavras que compõem um termo ou expressão mais extenso. Elas são utilizadas para simplificar a comunicação, substituindo nomes ou frases longas por uma forma mais curta e prática. Por exemplo, “IBGE” representa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
As siglas, essencialmente abreviações das iniciais de termos mais extensos, simplificam a comunicação ao substituir nomes longos e complexos. Comumente, são adotadas para representar organizações, leis, países e diversas outras entidades, facilitando tanto a escrita quanto a leitura.
A regra básica é que siglas de até três letras devem ser escritas totalmente em maiúsculas, como “SUS”, “MEC” e “OAB”. Essas siglas, devido à sua brevidade, não apresentam dificuldades na leitura ou pronúncia quando em maiúsculas.
No entanto, as siglas com mais de três letras têm tratamento diferente. Aquelas que formam palavras pronunciáveis, como “Petrobras” e “Embrapa”, são escritas com apenas a primeira letra em maiúscula. Por outro lado, siglas não pronunciáveis com mais de três letras mantêm todas as letras em maiúsculas, como “ABNT” e “CNPJ”.
Leia mais: Os erros em inglês que os brasileiros mais cometem sem saber
Outras regras das siglas
Além disso, as siglas também têm regras específicas para o plural. Se a sigla termina em “s”, simplesmente usa-se essa forma tanto no singular quanto no plural, como “ONGs”. Já para siglas que não terminam em “s”, forma-se o plural com o acréscimo de um “s”, após um acento na última letra se necessário, por exemplo, “PCs”.
Também, ao se referir a uma sigla pela primeira vez em um texto, é comum escrever o nome completo seguido da sigla entre parênteses. Posteriormente, apenas a sigla é usada. Isso ajuda na compreensão e evita repetição desnecessária.
Por fim, é essencial ser consistente no uso de maiúsculas e minúsculas nas siglas ao longo de um texto para garantir clareza e evitar confusão. Recomenda-se explicar a sigla por extenso na primeira menção no texto, colocando a abreviatura em parênteses imediatamente após. Assim, pode-se usar apenas a sigla nas menções subsequentes.
E aí, você já sabia dessas regras das siglas no português?
Comentários estão fechados.