5 milagres da Bíblia que hoje são realidade graças à medicina
Da fertilização in vitro a cirurgias a laser, feitos da ciência moderna que se aproximam dos milagres bíblicos
A discussão sobre milagres da Bíblia e sua relação com a ciência é um tema que intriga a humanidade há séculos. Para muitos, os relatos bíblicos que a história atribui a Jesus são fonte de fé e inspiração. Por outro lado, os avanços científicos e suas técnicas permitiram a realização de, ao menos, cinco destes fenômenos nos tempos modernos.
No entanto, é importante abordar essa questão com respeito e sensibilidade, uma vez que as crenças religiosas são profundamente pessoais e variam amplamente. Ademais, ciência e religião não precisam ser mutuamente excludentes, mas coexistir e enriquecer nossa compreensão do mundo.
Deste modo, o portal Medicina y Salud Publica trouxe cinco destes milagres da Bíblia que, atualmente, ocorrem em laboratórios e hospitais.
Fertilização in vitro
Segundo a Bíblia, a concepção de Jesus pela Virgem Maria se deu de forma imaculada, isto é, sem contato íntimo. Atualmente, este feito é totalmente possível graças aos processos de inseminação artificial e fertilização in vitro.
Ainda que seja um assunto sempre delicado, a virgindade não impede a realização de uma fertilização. No entanto, como aponta o dr. Jairo Bauer em seu portal, a melhor via para o procedimento é a transvaginal.
Leia mais: 7 sinais de que você é um lobo solitário que prefere ficar sozinho
Cura espontânea de um paralítico e estimulação elétrica funcional
Um dos milagres da Bíblia é a recuperação de um paralítico em Carfarnaum. Ou seja, Jesus permitiu que o homem voltasse a andar, sobretudo por sua fé.
Não, nem todas as pessoas que são ou se tornaram paraplégicas ou tetraplégicas retomam seus movimentos. No entanto, a ciência já conseguiu essa proeza usando próteses em amputados.
Ainda, pela implantação de eletrodos na medula espinhal de um homem paralisado após um acidente de moto.
Multiplicação de pães é um dos milagres da Bíblia mais especiais
Os evangelhos de Marcos e Mateus citam a multiplicação dos pães e peixes para evitar que as pessoas da Galileia passassem fome. Hoje, a tecnologia de alimentos geneticamente modificados, bem como a ciência que se aplica na produção de alimentos permitem a produção em larga escala não só de pães, mas também cereais e alimentos processados.
No entanto, o que infelizmente ocorre é a desigualdade social, bem como na própria distribuição de alimentos. Aliás, algo que se dá inclusive nas catástrofes, guerras e tragédias. São estes fatores que ainda impedem a erradicação da fome.
Cegos que recuperam a visão e cirurgia corretiva a laser
Outro dos milagres da Bíblia atribui a Jesus a recuperação da visão de um homem que nasceu cego. Atualmente, cataratas e miopia, duas doenças que afetam gravemente a visão, também têm correção possível pela cirurgia a laser.
Procedimento que, de modo geral, não dura muito mais que 15 minutos. Porém, é importante ressaltar que a eficácia sempre depende do grau das respectivas condições.
Leia mais: 4 prompts incríveis para testar no Google Gemini e se divertir
A ressurreição de Lázaro é um dos milagres da Bíblia mais emblemáticos
Inegavelmente, a ressurreição de Lázaro é um dos milagres mais representativos que o Livro Sagrado atribui a Jesus. Na verdade, até hoje, a ciência não conseguiu alcançar esse feito.
Entretanto, pesquisas estão em andamento para métodos de “ressurreição” em estados próximos à morte, por exemplo, a “animação suspensa”. Nesse caso, os processos metabólicos são congelados de tal forma que os médicos tenham mais tempo para avaliar a situação Ainda, evitar a perda de sangue e tratar o trauma.
Embora muitos milagres da Bíblia não sejam repetidos nos dias de hoje, não há dúvida de que cientistas também realizaram feitos incríveis em laboratórios. Desta forma, melhorar a vida de muitas pessoas. Nada que, contudo, justifique o desrespeito à fé de cada um.
Comentários estão fechados.