Móveis usados: 4 dicas do Feng Shui para não afetar a energia de casa

De acordo com a técnica milenar chinesa, cada objeto possui sua própria energia e nem sempre pode ser positiva

Quem é que nunca se perdeu em um brechó e quis comprar aquele objeto antigo? Ou, uma cômoda clássica, bem no estilo vintage. Mas, também tem quem herde os móveis usados da avó, tia ou dos pais que se mudaram. Tudo isso é muito comum e, honestamente, tão estiloso quanto econômico.

Sem falar que, a depender da origem dos utensílios, ajuda a preservar as raízes familiares. Ok, mas, e a energia da casa? Não atrapalha? Talvez, com essas dicas do Feng Shui, dá para aproveitar tudo sem alterar o ambiente do seu lar.

De fato, não é só ir comprando os móveis ou empurrando-os para dentro nos cômodos. Pelo contrário, segundo o Feng Shui, quando se trata de móveis usados, é fundamental saber como integrá-los harmoniosamente no lar, principalmente, para manter um fluxo de energia positivo. Por isso, vale utilizar essa técnica para gerar um clima de paz e harmonia.

Então, se está pensando em dar uma passadinha no mercado de antiguidades ou está para receber um banquinho, que seja, da avó, dê uma olhada nessas dicas que trouxemos.

Uma das dicas do Feng Shui é honrar a história dos móveis usados

Da cadeira ao sofá, cada móvel tem uma história para contar. Ademais, carrega toda a energia daqueles a quem pertenceu anteriormente. Portanto, o primeiro conselho é honrar esse legado, seja familiar ou não. Existem diferentes formas de fazer isso, por exemplo: familiar que cada móvel traz consigo da seguinte forma:

  • Pesquisar a trajetória de cada objeto, perguntando a familiares ou procurando documentos e fotos antigas. Se comprar em um mercado ou brechó, confira se a pessoa vendedora conhece a trajetória daquela peça.
  • Criar um espaço dedicado em casa para exibir e destacar os móveis.
  • Incorporar objetos pessoais ou fotografias dos antepassados aos quais eles pertenceram, se tratar de uma herança. Isso cria uma conexão emocional e espiritual.
  • Compartilhar as histórias existentes do móvel e das pessoas a quem pertencia com amigos e familiares.

LEIA MAIS: Quais músicas podem aumentar a sua produtividade?

Integrar os móveis com harmonia

Outra chave para integrar os móveis usados de forma harmoniosa é encontrar um equilíbrio entre eles e os objetos já existentes no espaço. Só para exemplificar:

  • Combiná-los com itens contemporâneos para criar um contraste visual e adicionar profundidade e textura ao espaço.
  • Utilizá-los como ponto focal em um cômodo, de tal forma que se destaquem e sejam melhor apreciados.
  • Misturar e combinar estilos para criar uma estética que reflita sua personalidade e estilo único.

Limpar a energia é fundamental quando se quer aproveitar móveis usados

Um dos pilares do Feng Shui é, inegavelmente, a fluidez energética. Logo, uma dica importante é renovar a energia destes objetos. Para isso, é preciso limpar e purificar cada um, eliminando os aspectos negativos que possam carregar. Contudo, existe todo um processo, a saber:

  • Usar produtos naturais ou energeticamente neutros para eliminar qualquer sujeira ou resíduo acumulado.
  • Utilizar técnicas de limpeza de energia, como a defumação ou palo santo.
  • Colocar cristais energéticos, como quartzo transparente ou ametista, perto dos móveis para amplificar sua energia positiva e protegê-los de influências negativas.
  • Realizar um ritual de bênção ou dedicação para infundir os móveis com energia positiva e boas intenções.

LEIA MAIS: Air Fryer: dicas para limpeza correta, fácil e sem complicações

Dar-lhes uma nova vida

Por fim, muitas vezes, os móveis usados, sobretudo os mais antigos, podem estar em mau estado ou simplesmente precisam de uma nova pintura. Por isso, o Feng Shui recomenda dar-lhes uma nova vida por meio da restauração, reciclagem ou reutilização criativa. Quer algumas ideias? Olha só:

  • Reparar qualquer dano ou desgaste e aplicar um novo acabado para revitalizar sua aparência.
  • Explorar opções de reciclagem ou reutilização criativa, como transformar uma mesa antiga em um banco de entrada.
  • Personalizar os móveis usados com pintura, papel de parede ou acessórios novos. Isso cria uma aparência fresca e atualizada que se adapte a cada estilo e gostos pessoais.
  • Buscar inspiração em revistas de decoração ou redes sociais para obter ideias e conselhos sobre como dar-lhes uma nova vida.

Portanto, móveis usados, sejam herdados ou comprados, são sempre muito valiosos por trazer estilo, história, memória e afeto. Por isso, sempre vale a pena dar a eles a energia que merecem e, assim, integrá-los de forma harmoniosa ao novo ambiente.

Comentários estão fechados.