Mundo Animal: conheça 9 animais exóticos que vivem mais de 100 anos!
Além das tartarugas, espécies de tubarão e baleia estão entre os animais que vivem mais de 100 anos
Já dizia a tartaruga Crush, de Procurando Nemo: “tenho 150 anos, e ainda estou jovem!”. A espécie é uma das que possui maior longevidade no reino animal. Mas, acredite, ela não está sozinha! Confira, a seguir, uma lista de animais que vivem mais de 100 anos. Alguns vão te surpreender!
Analisando a longevidade animal
Baleia-da-Groenlândia
Essas baleias possuem a gestação mais longa entre os mamíferos. Considerando isso, são também os seres mais longevos dentro dessa subclasse de vertebrados.
Embora não se saiba exatamente qual sua expectativa de vida, indícios como pontas de arpões encontradas em alguns indivíduos sugerem que elas estão entre os animais que vivem mais de 100 anos. Especula-se que possam chegar até os 200 anos.
Tubarão-da-Groenlândia (Somniosus microcephalus)
Esses tubarões surpreendem pela longevidade, que pode ultrapassar os 400 anos. Sua taxa metabólica baixa e adaptação às águas frias são fatores importantes para garantir sua longa existência.
Encontrados principalmente nas águas do Ártico e do Atlântico Norte, como nas regiões próximas à Groenlândia, Canadá, Noruega e Islândia, esses tubarões são verdadeiros gigantes, alcançando até 7 metros de comprimento.
Bodião-de-rougheye
Presente sobretudo no Oceano Pacífico, ao longo do litoral da Califórnia até o Japão, o bodião-de-rougheye se alimenta de pequenos animais, como camarões e peixes menores.
Tendo em vista seu tamanho, que pode chegar a 97 cm, temos mais um exemplo de animal que vive mais de 100 anos. Estudos sugerem que sua longevidade pode alcançar impressionantes 205 anos.
Tartaruga-gigante-de-Galápagos (Chelonoidis nigra)
Essas tartarugas são reconhecidas por sua longevidade, vivendo mais de 100 anos. Isso se deve principalmente à dieta herbívora, ao metabolismo lento e a adaptações evolutivas, como a capacidade de armazenar água e alimentos por longos períodos.
Originárias das Ilhas Galápagos, essas tartarugas impressionam também pelo peso, podendo chegar a 400 kg e medir mais de 1,8 metros de comprimento.
Mexilhão-de-rio
Habitantes de rios e córregos na Europa e na América do Norte, os mexilhões-de-rio fazem parte da lista de animais que ultrapassam os 100 anos de vida.
Assim como outros animais mencionados aqui, sua capacidade de longevidade vem do metabolismo lento, filtrando partículas de alimentos da água para se nutrir. Segundo o World Wildlife Fund (WWF), o mexilhão-de-rio mais antigo já registrado tinha 280 anos.
Quahog do oceano
Os quahogs do oceano são moluscos que habitam o Atlântico Norte. Um exemplar dessa espécie, encontrado em 2006 na costa da Islândia, surpreendeu ao ter 507 anos, conforme o Museu Nacional do País de Gales, no Reino Unido.
Tuatara (Sphenodon punctatus)
Esses répteis são endêmicos da Nova Zelândia e possuem taxas metabólicas baixas, além da ausência de predadores naturais. Por esses motivos, garantem seu lugar entre os animais que vivem mais de 100 anos.
O tuatara possui corpo de tamanho médio, com cerca de 60 centímetros de comprimento, além de uma cauda quase tão longa quanto o corpo. Sua pele é escamosa e apresenta cristas espinhosas ao longo das costas.
Esponjas-de-vidro
As esponjas, especialmente as de vidro, possuem longevidades extraordinárias, podendo viver por milhares de anos. Por exemplo, um estudo publicado na revista Chemical Geology em 2012 relatou um espécime de Monorhaphis chuni com impressionantes 11 mil anos.
Molusco bivalve (Arctica islandica)
Alguns exemplares desse molusco podem ultrapassar os 500 anos de vida. Esse feito é possível graças ao seu crescimento lento e metabolismo baixo. Encontrado em águas frias e profundas do Atlântico Norte, esse molusco vive enterrado em sedimentos marinhos, alimentando-se de partículas orgânicas e planctônicas.
Comentários estão fechados.