O que é a técnica 3-30-300 e como ela pode aumentar sua felicidade?
Especialista holandês propõe uma prática simples com três hábitos fáceis de incorporar para aumentar a qualidade de vida
A fórmula da felicidade existe? Não! O que não significa, entretanto, que a gente não deva buscá-la de qualquer maneira. Neste sentido, um especialista holandês inclusive propõe uma forma de levar uma vida mais feliz e aproveitar seus benefícios. Trata-se de uma técnica chamada 3-30-300 que, a princípio, é capaz de aumentar a felicidade das pessoas.
Cecil Konijnendijk é pesquisador, educador e escritor. Ainda, codiretor do Instituto de Soluções Baseadas na Natureza e professor na Faculdade de Silvicultura da Universidade da Colúmbia Britânica. Um currículo e tanto, né? E com todo esse conhecimento, ele tem autoridade de sobra para propor formas de aumentar o nível de felicidade.
Não só isso, mas também nos envolver mais integralmente no momento presente e conectar com nossa essência. Profundo? Talvez, mas totalmente possível de alcançar. Então, vem saber o que é essa tal técnica 3-30-300 e, principalmente, como ela pode aumentar sua felicidade.
Leia mais: 7 estratégias que Bill Gates usou para ter sucesso na vida
Por que ser feliz?
Pergunta difícil, né? Mas, segundo a revista Science da Universidade de Warwick, na Grã-Bretanha, saber disso é bem importante. Afinal, a felicidade traz diferentes benefícios para a saúde.
Só para ilustrar, pessoas com uma percepção positiva de sua realidade e se consideram felizes vivem até uma década a mais do que aquelas que não experimentam esse estado. Também se sabe que as pessoas felizes sentem menos raiva e estresse. Por isso, têm menos risco de sofrer doenças cardiovasculares como arritmias ou ataques cardíacos.
Ademais, conforme resultados de outro estudo, desta vez com autoria de equipe da Universidade de Londres, as pessoas felizes geralmente têm uma pressão arterial e uma frequência cardíaca mais baixas. Ou seja, o coração delas é mais saudável.
Então, estes dados todos te convenceram a descobrir o que é a técnica 3-30-300 para, enfim, alcançar a tal felicidade?
Leia mais: Você já se perguntou o que sua mente subconsciente esconde? Confira!
O que é a regra 3-30-300 para ter felicidade?
De modo geral, essa técnica holandesa baseia-se na mãe natureza. Além disso, tem como objetivo principal aumentar a felicidade daqueles que a praticam. Ainda, orienta a pessoa a evitar completamente o sedentarismo, pois, para treinar a felicidade, é preciso se mover.
Segundo essa prática, o contato com a natureza é essencial para alcançar os objetivos. Mas, para atender às condições ideais desse treinamento da felicidade, deve-se cumprir três requisitos básicos. E é aí que se explica nome da técnica 3-30-300 pela felicidade:
- 3 árvores devem ser vistas da janela de nossa casa.
- 30% do bairro em que vivemos deve ter no mínimo 30% de cobertura arbórea.
- 300 metros é a distância máxima que deve separar nossa residência de um parque ou floresta.
Como se vê, é um método que se relaciona totalmente com um desenvolvimento sustentável. E principalmente, viver em condições completamente ecológicas. Ocorre que essa não é a realidade da maioria das pessoas. Então, elas não têm o direito de serem felizes?
Leia mais: Você é um bom funcionário? 6 sinais indicam que sim!
Como usar esta técnica sem os requisitos ideais?
Claro que não é fácil satisfazer as três condições da técnica 3-30-300 para chegar à felicidade. Nada que te impeça de chegar lá! Afinal, o método holandês tem lá suas flexibilidades e, assim, ser mais acessível.
Neste sentido, não dá para ver três árvores da sua janela? Que tal adotar o mesmo número de plantinhas e cuidar bem delas em casa? Seu bairro é uma selva de pedras e não tem essa cobertura árborea? Busque o parque mais próximo e tente fazer caminhadas regulares por lá.
Entretanto, não basta caminhar, mas fazer isso de forma consciente, ou seja, prestando atenção aos sons, aos cheiros e a tudo que o rodeia. Ademais, mesmo algumas atividades rotineiras que, normalmente, você executa em ambientes fechados, podem ser transferidas para o ar livre. Por exemplo, ler um livro ou tomar um café.
Afinal, muitos estudos já demonstraram que passar tempo ao ar livre melhora significativamente a saúde. Inclusive, uma pesquisa publicada na revista Global Environmental Change que afirma que passar tempo em ambientes naturais aumenta a felicidade.
Finalmente, não custa tanto se esforçar para conhecer e descobrir os parques e florestas da sua cidade. Dedicar tempo para passear nesses tipos de ambientes durante as diferentes estações do ano é experimentar uma maior satisfação com a vida.
Comentários estão fechados.