Prepare-se para os próximos eventos cósmicos: veja as datas

De alinhamentos planetários a chuvas de meteoros espetaculares, veja os fenômenos celestes que você não pode perder.

O universo é um espetáculo contínuo e não para de nos encantar. Inclusive, nas próximas décadas, uma série de eventos cósmicos promete roubar a atenção tanto astrônomos quanto curiosos. Portanto, prepare seu telescópio, acompanhe esses fenômenos e anote as datas para não perder nenhum desses momentos extraordinários.

Leia mais: O padre que previu os buracos negros e o que ninguém te contou

Os próximos eventos cósmicos que prometem encantar

1. O sumiço dos anéis de Saturno

Os anéis de Saturno são compostos por uma mistura de partículas e pedaços maiores de rocha e gelo. Estes materiais provêm de asteroides, cometas e luas que foram despedaçados pela intensa força gravitacional do planeta. No entanto, em 2025, estes anéis desaparecerão temporariamente devido à inclinação do planeta. A explicação para este fenômeno é que os anéis se alinham de uma forma que parecem sumir quando vistos pela Terra.

Por outro lado, os cientistas afirmam que os anéis de Saturno irão desaparecer completamente um dia, mas isso levará milhões de anos.

Leia mais: Achado de Stephen Compton: confirmação do cerco Assírio a Jerusalém?

2. Chuva de meteoros Leônidas

As chuvas de meteoros são verdadeiros espetáculos naturais. Nesse sentido, as Leônidas é um fenômeno especial para se ver e ocorrem anualmente em novembro, mas são conhecidas por seus meteoros rápidos. No entando, a cada 33 anos, as Leônidas podem vir a acontecer de forma prolongada. Com uma tempestade, surpreendentemente, com milhares de meteoros por hora. A próxima tempestade está prevista para novembro de 2031.

3. Chuva de meteoros Perseidas

A chuva de meteoros Perseidas, um fenômeno astronômico que ocorre todo ano em agosto, é causada pela passagem de partículas na Terra deixadas pelo cometa Swift-Tuttle. Esta chuva de meteoros é uma das mais populares e, certamente, é famosa por suas exibições espetaculares. Nesse sentido, em 2028, segundo previsões, ocorrerá a exibição mais impressionante já vista!

Este fenômeno irá proporcionar um espetáculo inesquecível com dezenas de meteoros cruzando o céu noturno.

4. Alinhamento de planetas

Os planetas do sistema solar orbitam o Sol em diferentes velocidades e distâncias. Nesse sentido, conjunções ou alinhamentos planetários são fenômenos raros e impressionam a todos. Eles podem acontecer entre dois ou mais planetas.

Em 2040, ocorrerá uma grande conjunção envolvendo Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, todos estarão visíveis próximos a uma Lua crescente. Além disso, os alinhamentos são importantes para a calibração de instrumentos astronômicos e o planejamento de missões espaciais.

Leia mais: Sinal sutil pode indicar um problema no seu cérebro, estudo revela

5. O retorno do cometa Halley

O cometa Halley é um cometa periódico que passa pela Terra aproximadamente a cada 76 anos, e sua última aparição foi em 1986. O astrônomo britânico Edmond Halley foi o primeiro a identificar essa característica e a prever corretamente a data de seu retorno. Portanto, em 28 de julho de 2061, ele estará de volta, visível no céu da manhã, principalmente no Hemisfério Norte.

Comentários estão fechados.