Os SUVs que mais perderam valor em 2023, segundo a KBB Brasil
O estudo da KBB Brasil revelou que alguns SUVs perderam valor em 2023. Veja quais os mais afetados e os motivos dessa queda de preço
A dinâmica do mercado automotivo é moldada por uma série de fatores, e os SUVs, sendo uma categoria popular, não estão imunes a essas influências. O ano de 2023 trouxe consigo mudanças significativas que impactaram diretamente a desvalorização de veículos desse segmento.
Apesar de alguns modelos terem tido sucessos relevantes em seus lançamentos, em 2023 eles passaram despercebidos e ficaram na lista dos SUVs mais desvalorizados do ano.
No cenário automotivo brasileiro, o ano de 2023 revelou uma tendência marcante: alguns carros do segmento SUV experimentaram desvalorização ao longo do período.
Um estudo conduzido pela Kelley Blue Book Brasil (KBB Brasil), especializada em precificação de veículos novos e usados, lançou luz sobre essa realidade, comparando os valores desses veículos em janeiro e suas avaliações em dezembro do mesmo ano.
LEIA MAIS: Inmetro revela: 5 carros elétricos mais eficientes no mercado brasileiro
Surpreendentemente, mesmo enfrentando desvalorização, os SUVs continuam a liderar as vendas de carros zero quilômetro no país, detendo uma fatia significativa de mais de 35% no mercado automotivo. Essa supremacia persiste mesmo diante de um cenário em que o modelo mais acessível ultrapassa a marca dos R$ 100 mil.
Os modelos de SUVs mais desvalorizados no mercado em 2023
Contudo, nem todos os SUVs são igualmente aceitos pelos consumidores brasileiros. Questões como os custos associados à sua manutenção, a saída de linha de alguns modelos ou a iminência de mudanças contribuem para a rejeição de determinados veículos desse segmento.
Um exemplo emblemático desse fenômeno é observado no Mitsubishi Outlander HPE 2.0 de sete lugares, ano/modelo 2022, que ocupa atualmente o posto de carro mais desvalorizado no país.
O fato de ter saído de linha em 2022 é um dos fatores explicativos para tal rejeição. No início do ano, esse modelo custava R$ 233 mil, mas seu valor atual está em torno de R$ 150 mil, representando uma desvalorização expressiva de 34%.
Outros modelos que enfrentam desafios semelhantes são o JAC T50 e o BMW X2, ambos fora de produção. Além disso, o Peugeot 2008 está prestes a ganhar uma nova geração no próximo ano, o que motivou sua interrupção na fabricação no Brasil.
O Tucson, vendido no país, enfrenta desvalorização em virtude de sua defasagem em relação ao modelo internacional. Esses casos ilustram a dinâmica complexa e multifacetada que permeia o mercado de SUVs no Brasil, revelando os diferentes fatores que influenciam a valorização e desvalorização desses veículos tão desejados pelos consumidores.
LEIA MAIS: 7 passos para se aposentar mais rápido e com estabilidade financeira
Tabela dos SUVs mais perderam valor em 2023:
Modelo | Preço em jan./23 | Preço em dez./23 | Desvalorização |
Mitsubishi Outlander HPE 2022 | R$ 233.325,00 | R$ 153.416,00 | -34,20% |
Hyundai Tucson GLS 2022 | R$ 200.980,00 | R$ 134.220,00 | -33,20% |
Peugeot 2008 Allure Pack 2023 | R$ 116.107,00 | R$ 77.599,00 | -33,10% |
JAC T50 Plus 2022 | R$ 129.340,00 | R$ 90.210,00 | -30,20% |
BMW X2 sDrive18i 2022 | R$ 302.430,00 | R$ 213.340,00 | -29,40% |
Comentários estão fechados.