Os SUVs que mais perderam valor em 2023, segundo a KBB Brasil

O estudo da KBB Brasil revelou que alguns SUVs perderam valor em 2023. Veja quais os mais afetados e os motivos dessa queda de preço

A dinâmica do mercado automotivo é moldada por uma série de fatores, e os SUVs, sendo uma categoria popular, não estão imunes a essas influências. O ano de 2023 trouxe consigo mudanças significativas que impactaram diretamente a desvalorização de veículos desse segmento.

Apesar de alguns modelos terem tido sucessos relevantes em seus lançamentos, em 2023 eles passaram despercebidos e ficaram na lista dos SUVs mais desvalorizados do ano.

No cenário automotivo brasileiro, o ano de 2023 revelou uma tendência marcante: alguns carros do segmento SUV experimentaram desvalorização ao longo do período.

Um estudo conduzido pela Kelley Blue Book Brasil (KBB Brasil), especializada em precificação de veículos novos e usados, lançou luz sobre essa realidade, comparando os valores desses veículos em janeiro e suas avaliações em dezembro do mesmo ano.

LEIA MAIS: Inmetro revela: 5 carros elétricos mais eficientes no mercado brasileiro

Surpreendentemente, mesmo enfrentando desvalorização, os SUVs continuam a liderar as vendas de carros zero quilômetro no país, detendo uma fatia significativa de mais de 35% no mercado automotivo. Essa supremacia persiste mesmo diante de um cenário em que o modelo mais acessível ultrapassa a marca dos R$ 100 mil.

Os modelos de SUVs mais desvalorizados no mercado em 2023

Contudo, nem todos os SUVs são igualmente aceitos pelos consumidores brasileiros. Questões como os custos associados à sua manutenção, a saída de linha de alguns modelos ou a iminência de mudanças contribuem para a rejeição de determinados veículos desse segmento.

Um exemplo emblemático desse fenômeno é observado no Mitsubishi Outlander HPE 2.0 de sete lugares, ano/modelo 2022, que ocupa atualmente o posto de carro mais desvalorizado no país.

O fato de ter saído de linha em 2022 é um dos fatores explicativos para tal rejeição. No início do ano, esse modelo custava R$ 233  mil, mas seu valor atual está em torno de  R$ 150 mil, representando uma desvalorização expressiva de 34%.

Outros modelos que enfrentam desafios semelhantes são o JAC T50 e o BMW X2, ambos fora de produção. Além disso, o Peugeot 2008 está prestes a ganhar uma nova geração no próximo ano, o que motivou sua interrupção na fabricação no Brasil.

O Tucson, vendido no país, enfrenta desvalorização em virtude de sua defasagem em relação ao modelo internacional. Esses casos ilustram a dinâmica complexa e multifacetada que permeia o mercado de SUVs no Brasil, revelando os diferentes fatores que influenciam a valorização e desvalorização desses veículos tão desejados pelos consumidores.

LEIA MAIS: 7 passos para se aposentar mais rápido e com estabilidade financeira

Tabela dos SUVs mais perderam valor em 2023:

Modelo
Preço em jan./23
Preço em dez./23
Desvalorização
Mitsubishi Outlander HPE 2022
R$ 233.325,00
R$ 153.416,00
-34,20%
Hyundai Tucson GLS 2022
R$ 200.980,00
R$ 134.220,00
-33,20%
Peugeot 2008 Allure Pack 2023
R$ 116.107,00
R$ 77.599,00
-33,10%
JAC T50 Plus 2022
R$ 129.340,00
R$ 90.210,00
-30,20%
BMW X2 sDrive18i 2022
R$ 302.430,00
R$ 213.340,00
-29,40%
Fonte: Fonte: KBB Brasil

Comentários estão fechados.