Palavras da língua portuguesa que quase todo mundo erra ao escrever

Qual delas você ainda erra?

Escrever corretamente em português pode ser um desafio para muitas pessoas. Principalmente após a reforma ortográfica. Depois dela, o que parecia complicado parece ter se tornado mais confuso para os que ainda não se adaptaram. Sendo assim, a língua portuguesa possui algumas palavras que são frequentemente escritas de forma errada.

Mas sabemos que escrever palavras de forma incorreta podem ter um impacto negativo na sua imagem tanto pessoal como profissional. Por isso, separamos neste texto as palavras que mais escrevermos errado. Está esperando o quê? Veja a seguir e não erre mais.

Qual dessas palavras você já escreveu errado?

1. “A fim” e “afim”

Essas duas expressões são frequentemente confundidas. “A fim” é uma locução adverbial que indica uma intenção ou finalidade, enquanto “afim” é um adjetivo que significa semelhante ou relacionado.

Por exemplo:

Estou estudando a fim de passar no exame.

Ele e eu temos interesses afins.

Leia mais: O livro que irá te ensinar cinco lições valiosas para atingir a riqueza

2. “Comprimento” e “cumprimento”

Essas palavras são homófonas, ou seja, possuem a mesma pronúncia, mas significados diferentes. “Comprimento” se refere à extensão de algo, enquanto “cumprimento” é o ato de saudar alguém.

Por exemplo:

O comprimento da mesa é de dois metros.

Dê meus cumprimentos ao seu pai.

3. “Acerca de” e “há cerca de”

Essas expressões também são frequentemente confundidas. “Acerca de” significa a respeito de algo, enquanto “há cerca de” indica uma quantidade aproximada de tempo. É só pensar que “há” vem do verbo “haver”.

Por exemplo:

Vamos discutir acerca desse assunto.

Ele chegou há cerca de uma hora.

4. “Demais” e “de mais”

Aqui está uma das principais confusões da língua portuguesa. Essas duas formas são frequentemente confundidas. “Demais” é um advérbio que significa excessivamente, enquanto “de mais” é a combinação da preposição “de” com o advérbio “mais”.

Por exemplo:

Ele comeu demais na festa.

Essa camisa é de mais.

5. “Mas” e “mais”

Essas duas palavras são frequentemente confundidas devido à semelhança na pronúncia. “Mas” é uma conjunção adversativa que indica oposição ou contraste, enquanto “mais” é um advérbio que indica quantidade ou intensidade.

Veja o exemplo:

Gosto de estudar, mas prefiro sair com os amigos.

Ele quer mais sorvete.

6. “Sessão” e “seção”

Essas palavras são frequentemente confundidas devido à semelhança na pronúncia. “Sessão” se refere a um período de tempo ou a uma reunião, enquanto “seção” se refere a uma parte ou divisão de algo.

Exemplo:

Vamos assistir a uma sessão de cinema.

Os livros estão organizados por seção.

Leia mais: 5 livros sobre crescimento pessoal que podem transformar a sua vida

7. “Mal” e “mau”

Essas duas palavras são frequentemente confundidas. “Mal” é um advérbio que indica uma ação negativa ou inadequada, enquanto “mau” é um adjetivo que se opõe a “bom”.

Exemplo:

Ela se sentiu mal depois de comer muito.

Ele é um mau motorista.

Por fim, o mais importante é sempre revisar um texto antes de enviá-lo. Confira sempre se as palavras estão escritas corretamente e, em caso de dúvida, pesquise a forma correta ou use sinônimos. Evite cometer erros de português, pois eles podem prejudicar a sua imagem profissional.

Comentários estão fechados.