7 palavras que indicam arrogância e você deve evitar
Aprenda a se comunicar de forma elegante e sofisticada
Já percebeu que há pessoas que transmitem elegância? Isso não tem nada a ver com roupas caras, mas comportamento. Entretanto, existe uma linha tênue entre elegância e pura pretensão. O segredo está na escolha do que falamos. Ou seja, existem palavras que indicam arrogância, e não sofisticação.
Antes de tudo, vale frisar que não precisamos daquelas complicadas só para impressionar. Trata-se sobretudo de se expressar com clareza e respeito, mantendo um toque de elegância. Portanto, para te ajudar, compartilhamos uma lista com termos que você deve evitar para não ser aquela pessoa chata e metida a erudita.
Leia mais: Você sabe tomar boas decisões? 9 sinais indicam que sim!
1. Literalmente: uma das palavras que indicam arrogância
Se tem uma palavra que ganhou mau uso, é essa. Só para ilustrar, seu sentido original é apenas enfatizar a precisão de uma afirmação. Porém, boa parte das pessoas a usa de forma exagerada. Acredite, não há nada de elegante em usar palavras de forma incorreta.
Uma dica é substituí-la por uma linguagem mais precisa e eliminá-la quando desnecessária. Por exemplo, em vez de dizer “Eu literalmente morri de rir”, tente “Eu não conseguia parar de rir”. Veja como a mensagem até fica mais clara!
2. Tipo
Aliás, essa expressão até virou meme há alguns anos, lembra? De fato, a palavra “tipo” infiltrou-se em nossa fala diária de forma impressionante. Muitas vezes, é usada como uma palavra de preenchimento ou para introduzir citações e paráfrases. Mas não é nada elegante e até dá a impressão de que a pessoa é má articulada.
Então, enquanto fala, substitua por uma frase mais refinada. Por exemplo, em vez de dizer “Estava tipo muito frio”, diga “Estava extremamente frio”. Olha a diferença!
Leia mais: 5 sinais para identificar um sociopata e se proteger
3. Não
Te assustou? Talvez, mesmo porque se trata de uma expressão que vem instantaneamente na conversa. Embora aceitável em bate-papos informais, definitivamente não é uma palavra que transmite sofisticação.
Logo, em vez de usar “não é”, opte por “não é mesmo”, “não estão”, “não tem”, ou outra contração apropriada. Seu discurso soará mais polido, e quem te ouve vai notar a diferença.
4. Palavrões são palavras que indicam arrogância e falta de educação
Pode parecer óbvio, mas não custa frisar. Embora, às vezes, sejam usados para enfatizar algo ou dar um efeito cômico, palavrões não são nada elegantes ou sofisticados.
Sendo assim, em vez de recorrer a eles para expressar emoções fortes, expanda seu vocabulário com palavras mais expressivas. Usar termos como “surpreendente”, “emocionante” ou “enfurecedor” torna seu discurso mais rico e interessante. E principalmente sem cruzar a linha do deselegante.
Leia mais: Quebre este mau hábito se quiser um relacionamento saudável!
5. Coisas
“Coisas” é uma palavra incrivelmente vaga que pode fazer sua linguagem parecer preguiçosa e sem refinamento. Quer você esteja se referindo a bens materiais, ideias, trabalho ou até comida, sempre há uma palavra mais precisa.
Então, da próxima vez que estiver prestes a dizer “coisas”, pause e pense no que realmente está tentando comunicar. Está falando sobre roupas? Então diga “roupas”. Está falando sobre ideias? Então diga “ideias”. Isso não é só sofisticação, mas principalmente clareza.
6. Odeio
Além de ser uma palavra forte, dura e negativa, não combina nada com uma imagem elegante e refinada. Tanto que é mais usada em conversas informais, ou seja, aquelas em que comentamos sobre “odiar o trânsito” ou “dias chuvosos nas férias”.
Sendo assim, quando tiver antipatia a algo, por maior que ela seja, faça isso de uma forma menos intensa. Não custa falar que “prefere não comer brócolis” ou que o “trânsito pode ser frustrante”. Isso soa mais refinado, além de promover uma imagem mais positiva e mente aberta.
Para complementar, qual tal quebrar a negatividade com estas palavras aqui?
7. Tanto faz também são palavras que indicam arrogância
“Tanto faz” pode ser uma palavra perigosa. A princípio, até parece inofensiva, mas carrega um tom indiferente ou desdenhoso. E acredite, isso afasta as pessoas.
Portanto, substitua por frases que mostrem que você valoriza a opinião da outra pessoa, mesmo que não concorde. Um simples “vamos concordar em discordar” ou “entendo seu ponto, mas penso de forma diferente” ajuda muito a manter o respeito e a elegância.
7. Muito
Embora seja uma palavra comum para dar ênfase, também é usada em excesso na língua portuguesa. Em vez de adicioná-la antes de um adjetivo, o ideal é adotar um adjetivo mais forte e descritivo. Por exemplo, “excelente” no lugar de “muito bom”. Ou, “enorme” em vez de “muito grande”.
Afinal, refinamento não é sobre usar uma linguagem complicada, mas sim precisa. E esse é o verdadeiro segredo para soar elegante.
Por fim, a linguagem é mais do que uma ferramenta de comunicação. Na verdade, é um reflexo de quem somos. Por isso, as palavras que escolhemos podem tanto indicar arrogância quanto nos tornar mais elegantes.
É como já disse Maya Angelou: “As palavras significam mais do que aquilo que está escrito no papel. É necessário o toque da voz humana para dar-lhes um significado mais profundo.”
Comentários estão fechados.