Plano de saúde para pet: será que vale a pena contratar?

A cobertura do serviço varia conforme as necessidades do pet, bem como orçamento

Você sabia que pelo menos 70% das pessoas tem um bichinho em casa no Brasil? Sim, o mercado dos animais de estimação só cresce e, haters que nos desculpem, mas pais e mães de pet sabem que eles dispensam cuidados cada vez maiores. Neste sentido, aumenta também a preocupação com a saúde dos cães, gatos e afins. Daí, vem a pergunta: vale a pena contratar um plano de saúde para pet?

O que é um plano de saúde para pet?

De modo geral, o serviço funciona como o plano de saúde para humanos. Ou seja, oferece cobertura para consultas, exames, emergências e, em alguns casos, até mesmo procedimentos cirúrgicos e tratamentos de longo prazo. Com isso, o animalzinho tem acesso à rede de clínicas e hospitais veterinários incluídas no contrato.

Sendo assim, é até uma forma de garantir que o peludinho ou peludinha receba os cuidados necessários sem a preocupação com despesas inesperadas. Mas, como vamos ver, é necessário avaliar os planos certos conforme o perfil do pet, inclusive de saúde, além do orçamento que a pessoa tutora possui.

Leia mais: 5 truques para tirar o mau cheiro de cachorro da casa

O que inclui?

A princípio, o plano de saúde para pet tem diferentes níveis de proteção adaptados a cada necessidade. Sendo assim, as opções básicas geralmente garantem:

  • cobertura para consultas veterinárias
  • exames laboratoriais
  • vacinação

Desta forma, asseguram a prevenção de doenças e a acompanhamento da saúde do seu animal. Já os planos intermediários expandem essa proteção, incluindo cirurgias e procedimentos importantes como a castração. Por isso, vão além e contribuem para a qualidade de vida e controle populacional.

Por fim, para tutores e tutoras que preferem uma segurança ainda maior, existem os planos premium, ou seja, uma cobertura mais abrangente. Além de incluir todos os benefícios das categorias anteriores, normalmente incluem:

  • consultas com especialistas
  • exames de imagem de alta precisão
  • assistência veterinária 24 horas
  • atendimento domiciliar
  • serviços de cremação

Leia mais: 12 formas do seu cachorro conversar com você

Vale a pena contratar plano de saúde para pet?

Inicialmente, contratar o serviço ajuda a minimizar os gastos veterinários, ao mesmo tempo em que garante cuidados contínuos para o pet. Porém, como tudo na vida, tem seus prós e contras. O principal benefício é inegavelmente a possibilidade de cobrir custos veterinários inesperados, como consultas, exames, vacinações e procedimentos cirúrgicos.

Além disso, muitos planos oferecem descontos em serviços rotineiros, como banho e tosa, e até hospedagem. Sem falar que na previsibilidade dos custos, de forma a ser possível planejar o orçamento mensal conforme o plano. No entanto, é muito importante prestar atenção às possíveis limitações ou exclusões do contrato.

Só para exemplificar, condições pré-existentes podem afetar a elegibilidade e os custos do plano de saúde para pet. Deste modo, é fundamental ler direitinho os termos e condições antes de fechar.

Leia mais: Proibidas! 8 frutas que você não deveria dar ao cachorro

Então, antes de contratar…

Isso leva aos pontos a considerar antes de contratar qualquer plano de saúde para pet. Assim, você não passa perrengue lá na frente, tampouco coloca a saúde do bichinho em risco.

  • Cobertura: verifique se o plano inclui consultas, exames, tratamentos e cirurgias.
  • Custos: analise os custos mensais, taxas de franquia e co-pagamentos.
  • Rede credenciada: confira a rede de veterinários credenciados e o acesso a cuidados de emergência.
  • Conhecimento da raça: informe-se sobre os problemas de saúde comuns da raça do seu pet.
  • Carências e limites: esteja ciente das carências e do número máximo de atendimentos permitidos.

Ademais, observe as limitações e exclusões de cobertura, bem como as avaliações de clientes e a reputação da empresa. E, finalmente, considere a cobertura geográfica e clínicas conveniadas, bem como a qualidade dos serviços oferecidos pelas clínicas parceiras.

Comentários estão fechados.