Por que o feijão está desaparecendo do prato dos brasileiros?
Novos hábitos de consumo são determinantes nesse processo, o que assusta especialistas.
Quando falamos dos alimentos mais populares do Brasil, o feijão é algo que definitivamente não pode faltar. Na verdade, é bem provável que ele figure no topo da lista da maioria das pessoas. Apesar disso, pesquisadores descobriram que ele será cada vez menos frequente nas refeições dos brasileiros. Inclusive, seu consumo deve ser reduzido significativamente já em 2025.
O que dizem os cientistas
A pesquisa feita pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Pública de Medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), apontou alterações significativas nos hábitos alimentares dos brasileiros. Segundo os pesquisadores, a oferta de alimentos ultraprocessados e mudanças culturais devem reduzir o consumo de feijão diário.
Antes, os grãos eram consumidos de 5 a 7 dias por semana, mas novos dados indicam que em 2025 será de 1 a 4 dias. Isso representa uma transformação não apenas na cultura alimentar de todo o país, mas na saúde e bem-estar de milhões de pessoas. Afinal, o uso constante de ultraprocessados pode causar sérios problemas, como hipertensão, diabetes e até mesmo câncer.
Nesse sentido, a pesquisa da UFMG também apontou que o consumo de feijão regular reduz em até 14% o risco de desenvolver sobrepeso. Isso porque a troca do alimento deve ser feita por algo não saudável, geralmente com um nível elevado de sal, açúcar e óleo.
Leia mais: Por que você acorda sempre cansado? 5 motivos que você não sabia
Como substituir o feijão
Se você deseja reduzir o seu consumo de feijão, outros alimentos podem substituí-lo, o que pode te ajudar a manter uma alimentação saudável. Entre eles, a lentilha, ervilha e o grão-de-bico são os que mais se destacam. Agem de forma muito semelhante no organismo, já que são excelentes fontes de ferro, cálcio, vitaminas e fibras.
Além disso, é possível fazer versões de feijão bem saudáveis, evitando a utilização de óleo e carnes muito gordurosas. Nesse caso, a famosa versão “água e sal”, além de muito saborosa, pode oferecer todos os benefícios dos grãos.
Comentários estão fechados.