Por que você nunca deve colocar seu passaporte na bagagem de mão?
Saiba como proteger seu passaporte durante viagens e evite o erro comum de colocá-lo na mala
Quando você viaja, onde leva o passaporte? Na mala de 10kg ou na bolsa? Pois é, o documento é imprescindível para qualquer voo internacional e perdê-lo causa uma dor de cabeça danada. Mas, sabe qual é um erro comum entre viajantes? Colocar o passaporte na bagagem de mão. E por que é errado? Você logo vai saber!
A princípio, as pessoas podem levar um item pessoal e uma bagagem de mão na cabine do avião (embora algumas tarifas só permitam o primeiro). Daí, parece boa ideia colocar o documento em algum bolso seguro da mala de mão. Afinal, lá é menos provável que se perca. Ok, e já parou para pensar se precisa despachar essa bagagem?
Leia mais: Vida em Marte? Análise de rocha encontrada pelo Perseverance intriga cientistas
Colocar passaporte na bagagem de mão: por que é má ideia?
Sabe onde o problema ocorre? Sobretudo, quando um agente de portão ou comissário de bordo informa que você precisa despachar sua bagagem de mão. Isso geralmente acontece em voos lotados, quando não há espaço suficiente nos compartimentos superiores.
Então, os agentes pedem aos passageiros que voluntariamente despachem suas bagagens antes do embarque. E se não houver voluntários suficientes, aqueles que estiverem nas últimas zonas de embarque podem ser obrigados a despachar suas bagagens.
Claro que, da mesma forma que as bagagens de porão, quando você despacha a mala de mão, ela recebe a etiqueta para o destino final. Em seguida, é levada para o porão de carga do avião. E aí, você só vai vê-la novamente na área de retirada de bagagem.
Já deu para perceber, né? Se o passaporte estiver nessa bagagem e você viaja internacionalmente, provavelmente não terá o documento ao chegar ao controle de fronteira. E lembre-se, essa parte vem antes da retirada de bagagem. Consequentemente, você não consegue sequer entrar no país.
Leia mais: Descubra a Itália no Brasil: cidades com influência Italiana
Mas, o aeroporto não ajuda?
A princípio, poderia, mas não dá para contar com isso. Dá, sim, para procurar um representante da companhia aérea no portão onde o avião chegou. O funcionário pode localizar sua bagagem e trazê-la para você completar o processo de imigração. No entanto, isso nem sempre é possível.
Outra opção é ainda mais complexa: entrar em contato com a embaixada no destino e pedir ajuda. Mas, novamente, sem entrar no país, isso normalmente é complicado. Segundo conta a revista Travel + Leisure, um passageiro perdeu o passaporte durante um voo para o Japão.
Com isso, precisou solicitar um visto especial para entrar sem passaporte. No entanto, pode ser que a pessoa tenha reforço extra na segurança em voos futuros — uma situação longe de ser ideal.
Por fim, ainda tem outro cenário. Se você chegar à fronteira sem passaporte, provavelmente tem sua entrada recusada e volta para seu país no próximo voo para o seu país de origem. E quem sabe quando sua bagagem despachada no portão com o passaporte dentro chega até você!
Leia mais: Por que uma das maiores cidades pré-colombianas foi abandonada?
E se despachar no retorno?
Se, ao colocar o passaporte na bagagem de mão, você despachá-la no voo de volta de um destino internacional, a situação muda um pouco. Nesse caso, pode tentar com os oficiais de controle de fronteira para confirmar sua identidade. Daí, eles conseguem permitir sua entrada no país de origem.
Mas isso depende dos agentes. De qualquer forma, levará tempo e não será um processo agradável.
Em suma, na dúvida, nada de colocar o passaporte na bagagem de mão. Sempre mantenha com você ou em seu item pessoal — aquele que nunca será despachado no portão. Da mesma forma, faça isso com itens importantes, como vistos, registros de vacinação, medicamentos ou equipamentos médicos essenciais. Vai que…
Comentários estão fechados.