Preparar alimentos na Air Fryer faz mal? Descubra!

A Air Fryer é segura? Saiba mais sobre os riscos e benefícios de usar este aparelho para suas refeições diárias

Não dá pra negar que a Air Fryer se tornou um item indispensável na cozinha, né? Principalmente pela promessa de preparar alimentos com menos gordura e mais saúde. Mas será que mesmo ela cumpre todas essas promessas? Inclusive, existe uma preocupação se preparar alimentos na Air Fryer faz mal, principalmente pela possível ativação de compostos químicos pela alta temperatura.

E aí, vamos descobrir? Mais ainda, quais alimentos não podem nem passar perto do equipamento?

Preparar alimentos na Air Fryer faz mal?

Um dos trunfos da Air Fryer é o preparo de alimentos sem precisar de óleo, azeite ou manteiga. E como ela consegue fazer isso? De modo geral, a panela opera circulando ar quente ao redor dos alimentos. É como se fosse um forno de convecção, mas em um espaço menor, o que torna o processo mais eficiente, além de dispensar a adição de gordura. Consequentemente, tem alimentos mais saudáveis.

Entretanto, algumas pessoas levantaram preocupações sobre a ativação de acrilamida nos alimentos preparados na Air Fryer. Trata-se de uma substância química que se forma em alimentos ricos em amido, por exemplo, batatas e pães, quando são submetidos a altas temperaturas. Ocorre que ela pode se formar em qualquer método de cozimento que envolve altas temperaturas, não apenas na Air Fryer.

Além disso, segundo especialistas, os níveis de acrilamida produzidos na panela são considerados seguros, portanto, não há motivo para preocupação.

Leia mais: 7 itens comuns na sua casa que colocam sua segurança em risco

Mas, há alimentos que se deve evitar

Já vimos que preparar alimentos na Air Fryer não faz mal, certo? Entretanto, não é tudo que a gente pode assar ou fritar nela. Não por riscos à saúde, mas até para preservar o equipamento. Sendo assim:

Evite líquidos

A princípio, é bom evitar líquidos diretamente na panela. Isso porque os modelos mais comuns têm um cesto com fendas para permitir a circulação de ar. Por outro lado, líquidos podem vazar através dessas fendas, causando danos ao aparelho. Sendo assim, use recipientes específicos se precisar cozinhar algo com líquidos.

Cuidado com queijos e molhos

Derreter o queijo ou mesmo preparar aquela lasanha fervilhando parece tentador, né? Mas, trata-se de um processo um tanto quanto desafiador para a Air Fyrer pelo fluxo de ar quente. No processo, além da possibilidade de o queijo derreter de forma desigual, o molho pode espirrar. Então, opte por usar recipientes fechados para esses tipos de preparos ou prefira o forno convencional.

Leia mais: Alimentos saudáveis que podem fazer mal à saúde. Entenda!

Evite encher o cesto

Geralmente, as propagandas mostram que preparar alimentos na Air Fryer não faz mal, além da capacidade em cozinhar grandes porções ao mesmo tempo. Mas, infelizmente, essa última promessa não é tão verdadeira assim. De fato, para garantir que os alimentos cozinhem de maneira uniforme, o ideal é justamente não superlotar o cesto.

Neste sentido, cozinhe sempre porções médias e, se necessário, vire os alimentos ou agite o cesto durante o preparo.

Atenção com alimentos leves

Por seu processo de convecção, o ar quente circula pelo cesto, certo? Daí, pode ser que alimentos muito leves, como queijo ralado e algumas hortaliças, se desloquem por esse fluxo de ar dentro da panela. Consequentemente, causam sujeira e potencialmente danificam o aparelho.

Leia mais: 3 piores alimentos para os dentes, segundo especialistas

Quais alimentos ficam ainda mais nutritivos na Air Fryer

Sabia que as propriedades nutricionais de alguns alimentos são especialmente ativadas na panela? Só para exemplificar:

Vegetais

A Air Fryer é excelente para preparar vegetais, preservando vitaminas hidrossolúveis, como as do complexo B e a vitamina C, que muitas vezes se perdem no cozimento em água. É o caso da:

  • Cenoura: rica em vitamina A, complexos B e C, fósforo, cálcio, potássio e sódio. Uma dica é preparar em forma de palitos ou como parte de um mix de vegetais crocantes, mantendo seus nutrientes essenciais.
  • Outros vegetais: experimente assar brócolis, couve-flor e batata-doce na Air Fryer, um método de cozimento que preserva melhor os nutrientes.

Benefícios adicionais provam que preparar alimentos na Air Fryer não faz mal

Além de manter os nutrientes, a Air Fryer ajuda a reduzir o consumo de óleo, promovendo uma alimentação mais saudável. Então, é ideal para preparar batatas fritas, frango, peixes e até mesmo sobremesas com menos gordura e mais sabor.

Então, convenceu-se de que preparar alimentos na Air Fryer não faz mal à saúde? Basta seguir as instruções de uso para, inclusive, prolongar sua vida útil.

Comentários estão fechados.