Previnir ou prevenir? Aprenda a escrever do jeito certo!

Esse tipo de dúvida é comum e ocorre com diversas outras palavras na língua portuguesa

O português pode ser um idioma bastante complicado, sobretudo quando o assunto é ortografia. Em alguns casos, até mesmo palavras muito utilizadas podem gerar dúvidas, como é o caso de prevenir ou previnir. Afinal, é comum que a escrita seja diferente da pronúncia. Então, as letras acabam sendo trocadas. No final, o importante é aprender e garantir que o erro não seja cometido mais de uma vez.

Qual é o certo?

Para resumir, o correto é prevenir, com o E. Querendo ou não, é normal que as pessoas confundam a letra com o I, já que a pronúncia em alguns casos pode ser muito semelhante. Esse erro é ainda mais comum pelo fato de que a palavra é escrita com I em alguns tempos verbais. No presente do indicativo, por exemplo, ela é “previno”. Logo, isso acaba gerando ainda mais questionamentos entre os lusófonos.

Ainda assim, é algo que pode ser resolvido ao conhecer algumas regras de português. Claro, leituras constantes também devem evitar esse tipo de dúvida. Inclusive, essa confusão está presente em outras palavras, como eminente e iminente, ouve e houve, censo e senso. Claro, todas elas existem, mas possuem significados diferentes. Já no caso de prevenir e previnir, apenas a primeira é uma palavra real.

Leia mais: 5 palavras que apenas pessoas perspicazes sabem utilizar corretamente

O significado de prevenir

Segundo o dicionário, prevenir é um verbo transitivo direto que significa dispor com atenção (algo) de moto que se evite mal ou dano; impedir.  Já no transitivo, ele significa tomar uma medida que evite algo, de maneira antecipada. Já como um verbo pronominal, quer dizer preparar-se ou providenciar algo com antecedência.

Pronto, agora que já sabe o significado e a forma correta da palavra, já pode utilizá-la em mensagens do WhatsApp, e-mails, etc. Assim, vai conseguir se comunicar de forma clara, garantindo poucos erros na sua escrita. Afinal, é sempre melhor prevenir do que remediar.

Comentários estão fechados.