Profissões em alta: 11 profissões que irão bombar nos próximos anos!
A tecnologia está transformando o mundo e o mercado de trabalho não fica de fora. Confira as profissões do futuro!
Quem deseja garantir o seu futuro precisa conhecer as profissões que pagam bem e as que irão crescer no futuro. Afinal, é uma forma de se preparar e já começar a estudar para se tornar um profissional bem qualificado.
Apesar de ser uma tarefa difícil, existem órgãos e instituições responsáveis por esse trabalho. O Fórum Econômico Mundial, por exemplo, divulgou uma lista com as profissões do futuro.
Milhões de empregos desaparecerão
O relatório divulgado aponta que muitas atividades laborais deixarão de existir até 2027, mas outras novas também serão criadas. Mesmo assim, haverá um déficit de 14 milhões de empregos, resultado direto do avanço da inteligência artificial e da automação de processos.
LEIA MAIS: 10 profissões de nível superior no Brasil com os salários mais desvalorizados
Por isso, é importante começar a considerar as profissões que terão demanda nos próximos anos:
- Analista de inteligência de negócios;
- Especialista em segurança da informação;
- Especialista em E-commerce;
- Design gráfico;
- Analista de dados;
- Engenheiro de robótica;
- Engenheiro full stack;
- Especialista em recursos humanos;
- Especialista em automação de processos;
- Arquitetos;
- Analistas financeiros.
Tecnologia sempre em destaque
Profissões ligadas à área de tecnologia, como engenheiros e programadores, ainda serão muito requisitadas. Big Data, por exemplo, é o principal criador de empregos, com funções relacionadas ao setor sendo bastante variadas. No entanto, é importante ressaltar que os investimentos em empregos verdes devem mudar.
LEIA MAIS: Profissões comuns em 2023 que devem desaparecer até 2030! A sua está entre elas?
Isso ocorre devido às mudanças climáticas e à conscientização dos consumidores, que impulsionarão a transformação das empresas em negócios mais sustentáveis. Assim, especialistas em energia sustentável, como engenheiros, podem aproveitar um aumento significativo nas vagas relacionadas à sustentabilidade e proteção do meio ambiente.
O mesmo deve acontecer com profissionais ligados à mesma área, como os biólogos. Além disso, o relatório também aponta um aumento de até 30% nos empregos relacionados à agricultura, como os operadores de máquinas. Os profissionais de educação e saúde também podem comemorar, já que o número de vagas nessas áreas pode aumentar em até 10%.
Comentários estão fechados.