Qual é o truque para tirar a acidez do molho de tomate? Descubra!
Com um único ingrediente, você pode melhorar notavelmente suas refeições
Fala a verdade, um bom molho de tomate faz toda a diferença na cozinha, né? Sobretudo, quando você o prepara, deixando aquele gostinho de molho caseiro! Ao mesmo tempo, há sempre o risco de ter um sabor ácido que coloca todo o preparo do prato a perder. Não se houver de um truque para tirar a acidez do molho de tomate que é infalível! E não, não é a pitada de açúcar ou o pouquinho de leite que se conhece comumente. Aqui te contamos qual é.
Leia mais: Sem máquina? Veja como usar cápsulas de café de forma criativa
Truque para tirar a acidez do molho de tomate – um tática que não falha
O segredo de um bom molho de tomate é usar a fruta fresca, e não recorrer aos industrializados (por mais práticos que sejam). No entanto, quando o tomate ainda não amadureceu, tem um sabor mais ácido. Característica que só se intensifica na culinária.
Então a primeira coisa que se deve fazer para evitar que o molho de tomate fique ácido é escolher tomates maduros. Ok, mas e se não tiver um madurinho em casa, deixo de fazer o molho? E se mesmo assim, continuar com aquele gosto ácido?
Daí, você recorre a esse ingrediente que vai tirar a acidez do molho de tomate: o bicarbonato de sódio. Pois é, esse coringa da cozinha funciona aqui também porque altera o pH do molho. Assim, faz com que perca a acidez sem mudar seu sabor.
Mas, cuidado para não exagerar, hein? Durante o preparo, basta adicionar uma pequena pitada e mexer muito bem. Assim, o bicarbonato age e te deixa ter um molho delicioso para preparar pizzas e massas.
Leia mais: Maçã vermelha ou verde: afinal, qual é a mais saudável?
Mais dicas para tirar a acidez do molho de tomate
Além do uso do bicarbonato de sódio, outros truques dão um gosto todo especial aos seus molhos. No caso específico do molho de tomate, você pode ainda:
- Adicionar vegetais doces, como cenouras e pimentões vermelhos. Ambos têm um sabor que pode ajudar a equilibrar a acidez do tomate. Uma dica é, por exemplo, ralar uma cenoura e adicioná-la ao molho enquanto ele cozinha.
- Usar tomates pelados em lata, pois têm menos acidez do que os frescos, especialmente fora da temporada.
- Adicionar um pouco de manteiga, uma vez que a gordura ajuda a cortar a acidez. Neste caso, basta adicionar uma colher de sopa ou duas no final do tempo de cozimento.
- Cozinhar o molho por mais tempo em fogo baixo. Apenas certifique-se de mexer ocasionalmente para evitar que grude no fundo da panela.
Leia mais: 10 alimentos que você jamais deve comer crus: qual já comeu?
Também tem dicas para outros molhos
Quem disse que você precisa se limitar a tirar a acidez do molho de tomate? Temos outros truques que vão deixar outros preparos igualmente deliciosos. Olha só:
- Molho branco (Bechamel): para evitar que fique muito grosso, adicione o leite aos poucos, mexendo constantemente.
- Molho de queijo: durante o preparo, adicione o queijo ralado aos poucos, mexendo constantemente, para evitar que se aglomere.
- Molho de vinho: ao fazê-lo, certifique-se de reduzir o vinho antes de adicionar outros ingredientes. Isso intensificará o sabor e evitará que o álcool domine o molho.
- Molho pesto: por fim, para um dos molhos mais comuns (e simples), adicione um pouco de suco de limão. A fruta vai ajudar a preservar a cor verde brilhante do manjericão.
E aí, gostou do nosso truque para tirar a acidez do molho de tomate? Agora que você já sabe dessa e outras dicas incríveis para aprimorar a sua forma de cozinhar, que tal começar a colocar a mão na massa?
Comentários estão fechados.