Qual modelo de ar-condicionado gasta mais energia?

Saiba o custo no final do mês de cada um.

O calor extremo tem convencido muitas pessoas de que o ar-condicionado em casa não é mais um luxo, mas talvez uma necessidade. Porém, além de decidir se devem ou não adquirir o aparelho, os consumidores também podem ter dúvidas sobre qual é o modelo de ar-condicionado mais caro. Se essa também é a sua dúvida, confira a seguir!

Qual é o melhor modelo de ar-condicionado para escolher?

Embora seja muito útil, ter um ar-condicionado em casa tem um custo que pode ser alto. De acordo com uma pesquisa do Blog Tilt, da Uol, uma pessoa que usa o aparelho sem restrições pode ter um aumento de 50% na conta de luz todos os meses.

Isso pode ser ainda pior quando se tem um modelo de ar-condicionado errado. Existem modelos no mercado que oferecem maior ou menor eficiência energética. Quanto maior a eficiência, menor será o custo de energia. Então, qual é o modelo de ar-condicionado que é mais econômico e eficiente?

Custo do Ar-condicionado de janela

Uma das opções mais comuns é o ar-condicionado de janela. Esse modelo é maior e compacta todos os componentes necessários para resfriar o ar em um único aparelho, desde o condensador até o ventilador e o evaporador. No entanto, esse modelo pode ser mais caro devido à sua baixa eficiência energética, o que faz com que o consumo de energia seja mais alto e, consequentemente, a conta de luz mais alta.

Leia mais: Qual é a temperatura do ar-condicionado ideal para dormir melhor?

Custo do Ar-condicionado Inverter

Outro modelo mais moderno e complexo é o ar-condicionado Inverter. A principal inovação desse modelo está no compressor, que ajuda a manter a temperatura do ambiente no nível desejado. Além disso, o Inverter consome mais ou menos energia dependendo da demanda do ambiente, o que resulta em um custo de energia não tão alto. Além disso, possui boa eficiência energética.

Leia mais: Cookies do Google Chrome alvo de vírus mesmo após a troca de senhas

Custo do Ar-Condicionado Split

Por último, temos o modelo Split, que é o mais comum atualmente. Isso se deve ao seu design minimalista, funcionamento silencioso e melhor eficiência energética. Como resultado, o modelo Split é consideravelmente mais barato do que o modelo de janela, por exemplo. No entanto, o custo de instalação e manutenção é mais alto, o que pode desencorajar os compradores.

Comentários estão fechados.