Raiva e produtividade: entenda como funciona essa relação
Você pode aproveitar sua raiva para algo mais produtivo, afinal, estudos apontam que ela pode aumentar sua produtividade.
Você já fez algo com raiva que obteve ótimos resultados? Muitas pessoas acreditam que a raiva pode ser um grande motivador, e um estudo publicado no periódico Personality and Social Psychology: Attitudes and Social Cognition concorda com essa ideia!
De acordo com esse estudo realizado pela Texas A&M University e pela American Psychological Association, a produtividade de um indivíduo pode aumentar quando ele está enfurecido.
A raiva é mais eficaz para aumentar a produtividade
Foram utilizados mais de mil participantes no estudo, que relataram suas emoções enquanto participavam de desafios com metas estabelecidas. Dentre esses desafios estavam jogos e atividades como quebra-cabeças. Percebeu-se que a raiva se destacou em relação às outras emoções, levando a uma maior pontuação dos participantes nessas atividades.
LEIA MAIS: Você deixa os outros passarem por cima de você? 4 sinais indicam que sim
De acordo com os pesquisadores, esse sentimento pode estar ligado ao aumento da persistência em atividades com objetivos, o que se torna uma ótima motivação para alcançá-los.
No entanto, o estudo também descobriu que uma mistura de emoções positivas e negativas pode ser benéfica na hora de motivar a busca por um objetivo. No entanto, esse impulso ocorre de forma inconsciente, então, não adianta tentar forçar emoções para tentar ser mais produtivo.
Outras formas de aumentar a produtividade
Ao invés de esperar ficar com raiva para ser mais produtivo, existem outras estratégias que você pode utilizar para alcançar seus objetivos. Por exemplo, você pode apelar para o seu inconsciente ouvindo músicas que o deixem imerso nas suas atividades ou garantindo uma ótima noite de sono.
É importante ressaltar que, embora a raiva possa ser produtiva, manter altos níveis de estresse pode ter um impacto negativo no seu desempenho em qualquer área da vida. Por isso, é fundamental manter um equilíbrio emocional para se manter focado nos seus objetivos.
LEIA MAIS: Não pode se expor ao sol? Conheça 5 alimentos ricos em vitamina D
Além disso, cuidar da saúde física pode ser uma excelente estratégia para melhorar a produtividade, como ter uma alimentação balanceada e praticar atividade física regularmente, já que isso pode melhorar o funcionamento do seu organismo, proporcionando uma clareza mental mais estimulante.
Portanto, utilize a raiva como uma motivação quando ela surgir, isso lhe trará uma sensação ainda maior de satisfação quando ela passar. No entanto, não espere a raiva aparecer para tentar ser mais produtivo. Busque manter o equilíbrio emocional e adote bons hábitos de vida para se manter focado nos seus objetivos.
Comentários estão fechados.