Samambaia elegante e majestosa. Ótima para decoração de ambientes sombreados

Veja tudo o que você precisa saber para cuidar dessa planta fascinante, de fácil cultivo, e ter um jardim vertical exuberante.

A Platycerium bifurcatum, conhecida como Chifre de Veado, destaca-se como uma samambaia única, com florescentes folhas que lembram as galhadas de alce.

Este título é uma homenagem à imponência e singularidade da planta, que conquista admiradores sem depender de flores ou frutos.

Ao trazer essa majestade para o ambiente doméstico, cuidados específicos são cruciais para manter o Chifre de Veado sempre exuberante.

Características únicas da Platycerium bifurcatum

Essa planta é uma epífita, que vive sobre outras superfícies e aproveita a luz sem trapacear nutrientes. Suas folhas apresentam duas formas distintas.

Além disso, possui uma variedade de folhas arredondadas, finas e secas na base, e outras normais, grandes e espessas, que se bifurcam como chifres-de-veado.

LEIA MAIS: Caju: Já pensou em plantar essa fruta saborosa em casa? É muito simples. Confira!

Condições ideais para o cultivo

Cultivar o Chifre de Veado vai além da estética. Embora cresça naturalmente em árvores e troncos, ele também se desenvolve bem em vasos com substrato adequado, sendo perfeito para jardins verticais.

Por ser uma epífita, nunca cubra ou enterre a base da planta. Deixe-a respirar e absorver os nutrientes essenciais.

Ao plantá-la em vaso, adicione vermiculita no substrato para garantir a umidade adequada, mantendo a proporção de duas partes de substrato para uma parte de vermiculita.

O segredo para o cuidado eficaz está em levar a planta para debaixo da torneira ou chuveiro, proporcionando um banho frio que percorre das folhas verdes até a parte seca, eliminando o excesso de água.

A Platycerium bifurcatum aprecia a meia sombra. É aconselhável aproveitar o sol da manhã ou do fim do dia para evitar queimaduras nas folhas, conforme sugerido por arquitetas especializadas.

LEIA MAIS: Adubo orgânico: 6 dicas caseiras e nutritivas para alimentar a suas plantas

Cuidados com o Chifre de Veado

Preservar o equilíbrio da planta é fundamental. Portanto, não remova as folhas marrons e secas da base. Evite confundir os pelos das folhas com sujeira e evite a limpeza excessiva que pode prejudicar o crescimento da samambaia.

ARTIGOS RELACIONADOS:

Comentários estão fechados.