9 sinais de que você foi uma criança mimada e isso reflete em você hoje
Entenda como comportamentos de uma infância mimada podem se manifestar na vida adulta.
Crescer envolve uma série de aprendizados e desafios, mas nem todos os hábitos da infância são deixados para trás. Para algumas pessoas, certos comportamentos que remontam a uma infância mimada podem se manifestar na vida adulta, influenciando suas relações, responsabilidades e até a maneira como encaram o mundo. Assim, identificar esses sinais de que você foi uma criança mimada pode ser o primeiro passo para compreender como a forma como fomos criados continua a moldar nossas atitudes e decisões no presente.
Leia mais: Você faz parte da geração nem-nem? Veja como lidar com ela!
Sinais na vida adulta de que você foi uma criança mimada
Dificuldade em lidar com frustrações
Adultos mimados na infância muitas vezes demonstram impaciência e irritação quando as coisas não saem como planejaram.
Uma criança mimada se acostuma a receber o que queria sem grandes obstáculos. Assim, quando adultas, podem ter dificuldades em aceitar a necessidade de esforço, perseverança ou simplesmente lidar com o fato de que nem tudo está sob seu controle.
Necessidade constante de validação
Além disso, crescer em um ambiente onde os elogios eram abundantes pode levar a um adulto que depende emocionalmente da aprovação dos outros.
Essas pessoas frequentemente buscam reconhecimento externo para sentir-se bem consigo mesmas. Além do mais, podem se sentir inseguras ou perderem a motivação quando não recebem a atenção que esperam.
Leia mais: Construa um relacionamento sólido a partir de pequenos gestos matinais
Comportamento egoísta
Uma característica comum entre os mimados é o foco excessivo em suas próprias necessidades e desejos.
Eles podem ter dificuldade em compreender ou se importar com as necessidades dos outros. Então, podem agir de maneira egoísta em situações que exijam empatia, cooperação ou sacrifício.
Expectativa de tratamento especial
Quem foi constantemente privilegiado na infância pode crescer acreditando que merece um tratamento diferenciado. No ambiente de trabalho, por exemplo, podem esperar que uma promoção ocorra rapidamente. Ou podem esperar receber vantagens sem necessariamente ter mérito para isso. Em relações pessoais, podem demonstrar atitudes arrogantes ou exigir um nível de atenção desproporcional.
Leia mais: 6 dicas secretas para lidar com o estresse no trabalho e alavancar sua carreira
Baixa resiliência emocional
A falta de desafios e frustrações na infância pode resultar em adultos que têm dificuldades para lidar com emoções negativas.
Quando enfrentam dificuldades, eles podem se sentir facilmente derrotados, reagir de forma exagerada ou até mesmo evitar situações desafiadoras para não ter que lidar com sentimentos desagradáveis.
Dificuldade em assumir responsabilidades
Ser mimado pode ter levado a uma infância onde as responsabilidades eram minimizadas ou inexistentes. Como resultado, esses adultos podem evitar assumir compromissos, culpar os outros por seus próprios erros, ou procrastinar em tarefas importantes, preferindo que outros resolvam os problemas para eles.
Problemas em estabelecer limites
Pessoas mimadas podem ter dificuldades em estabelecer e respeitar limites, tanto os próprios quanto os dos outros.
Acostumados a ter suas vontades atendidas, quando alguém impõe limites, podem sentir que o ofenderam e também podem ter dificuldade em dizer “não” a si mesmos, levando a comportamentos.
Resistência a críticas
Adultos mimados na infância podem ter uma grande dificuldade em lidar com críticas. Inclusive, com as construtivas.
Acostumados a sempre receberem elogios e a não receberem feedbacks negativos, eles podem reagir de forma defensiva, negando erros ou se sentindo pessoalmente atacados quando alguém aponta falhas ou sugere melhorias.
Então, isso pode prejudicar seu crescimento pessoal e profissional, já que a capacidade de aceitar e aprender com críticas é essencial para o desenvolvimento.
Leia mais: 8 indícios de falta de disciplina na vida de uma mulher
Falta de habilidades práticas
Por fim, essas pessoas podem apresentar dificuldades em realizar tarefas básicas do dia a dia, como cozinhar, limpar ou gerenciar finanças pessoais.
Isso ocorre porque, durante a infância, outras pessoas assumiam essas responsabilidades, privando-os da oportunidade de desenvolver habilidades práticas e de independência.
Como resultado, podem se tornar dependentes de outras pessoas para essas atividades ou sentir-se sobrecarregados ao lidar com elas sozinhos na vida adulta.
Comentários estão fechados.