7 sites que você não deveria acessar na internet
Cada um desses tipos de sites apresenta riscos específicos à segurança online e à privacidade dos usuários.
Muitos ainda a subestimam, mas, a segurança digital nos dias atuais é um assunto muito importante que demanda a nossa atenção cada vez mais. Isso porque, infelizmente, pessoas de todas as idades estão soltas na internet e muitos não sabem como se proteger dos diversos golpes digitais que existem, colocando em risco seus dados e os das pessoas ao seu redor. Por isso, é necessário saber quais sites não devem ser acessados na internet para se proteger. E, será que você sabe quais são? Pode ser que você os esteja acessando por aí sem nem ao menos perceber. Portanto, confira a seguir e proteja-se.
Leia mais: Como ganhar dinheiro assistindo a vídeos? Conheça 5 Aplicativos!
Sites que não devem ser acessados na internet
1. Sites clickbait
Você sabe o que são sites “clickbait”? São sites que utilizam manchetes sensacionalistas para atrair cliques, muitas vezes hospedando conteúdos de baixa qualidade ou enganosos. Dessa forma, o objetivo deles é gerar receita através de anúncios, sem preocupação com a veracidade ou segurança do conteúdo apresentado. Ou seja, não há motivo nenhum para acessar esse tipo de site.
2. Plataformas de Phishing
Os golpes digitais se tornaram comuns. Projetados para se parecerem com serviços legítimos, esses sites tentam roubar dados confidenciais dos usuários, como senhas e informações de cartão de crédito, através de formulários falsos.
Leia mais: Sabia que existe um número da sorte escondido no seu celular? Veja como encontrar!
3. E-commerces falsos
Estamos na era das compras digitais. Porém, infelizmente, outro golpe digital bastante comum é o dos e-commerces falsos. E, como ele funciona? Simples, cibercriminosos criam cópias quase perfeitas de lojas online legítimas para enganar os consumidores. Então, eles coletam informações pessoais e financeiras, comprometendo a segurança dos usuários.
4. Sites de Fake News
As fake news se tornaram um problema mundial e que afetam a sociedade como um todo. Mas, o problema não é só esse! Além de disseminar desinformação, muitos desses sites contêm malwares disfarçados em links ou anúncios. Dessa forma, eles exploram tópicos virais para enganar usuários e disseminar vírus.
Leia mais: Aplicativos financeiros: a solução perfeita ou um risco para o seu bolso?
5. Sites de conteúdo adulto
Embora existam plataformas legítimas, muitos sites de conteúdo adulto são fontes de malwares. Estes sites podem pedir a instalação de softwares adicionais que são, na verdade, maliciosos. Portanto, melhor evitar!
6. Sites de jogos de azar
Muitos sites de jogos de azar não regulamentados podem ser fontes de fraudes e práticas ilegais. Além disso, há também o risco de vício, o que ocasiona muitas pessoas a perderem os seus bens. Outro ponto é que esses sites podem tentar roubar dados pessoais ou induzir os usuários a fazer apostas em condições desfavoráveis.
Leia mais: Segurança digital: quando usar um Antivírus Online?
7. URLs estranhas
Por fim, sites com endereços duvidosos ou erros de grafia geralmente são indicativos de tentativas de phishing ou fraudes. Inclusive, muitas vezes, estes sites tentam imitar endereços de sites confiáveis para enganar os usuários. Portanto, não custa nada conferir duas vezes a URL antes de clicar! Além disso, uma boa dica aqui é sempre conferir se o site tem um “https://” antes da URL, isso serve como uma garantia maior de segurança para você.
Comentários estão fechados.