Veja as senhas que levam apenas alguns segundos para hackear

A força de uma senha é influenciada por seu comprimento e a combinação de diferentes tipos de caracteres.

Quer proteger suas informações pessoais? Então, considere a força da sua senha como a primeira linha de defesa contra invasões. O mundo digital de hoje está repleto de ameaças cibernéticas, e uma senha robusta pode ser o diferencial entre segurança e vulnerabilidade. Mas como saber se sua senha é segura o suficiente?

Leia mais: 5 dicas para recomeçar do zero usando o ChatGPT

Segurança digital: sua senha é segura?

De acordo com uma pesquisa da Hive Systems, referenciada pelo jornal La Vanguardia, o tempo necessário para decifrar uma senha varia enormemente em função de sua complexidade e comprimento. A análise detalhada da Hive Systems revela que senhas simples, como as numéricas de curto alcance (4 a 10 caracteres), podem ser comprometidas em menos de um segundo. Isso serve de alerta para a importância de optar por senhas mais elaboradas.

A segurança cresce exponencialmente à medida que combinamos diferentes tipos de caracteres. Por exemplo, senhas que mesclam números, letras maiúsculas e minúsculas, e símbolos podem levar desde alguns segundos até bilhões de anos para serem hackeadas, dependendo do seu comprimento.

Leia mais: 5 formas de usar o ChatGPT para te ajudar a escrever algo

Quanto tempo leva para um hacker decifrar cada senha?

A tabela elaborada pela Hive Systems oferece uma visão clara sobre como a adição de símbolos e o aumento no número de caracteres contribuem significativamente para a segurança. Confira a tabela logo abaixo:

Senha segura.
Tabela de referência utilizada. / Imagem: Hive Systems/Reprodução

Em outras palavras, quando criamos uma senha, ela pode ser mais ou menos difícil de se hackear, dependendo de dois fatores principais. São eles o comprimento da senha e os tipos de caracteres usados. Assim, senhas curtas e simples, como aquelas que usam apenas números e têm entre 4 a 10 caracteres, podem ser descobertas em menos de um segundo. Isso acontece porque o número de combinações possíveis que o hacker precisa testar é muito baixo.

Especificamente, senhas com mais de 11 caracteres que incluem uma mistura de números, letras em ambos os casos (maiúsculas e minúsculas) e símbolos apresentam uma segurança impressionante. Tais combinações podem requerer até 4 bilhões de anos para que alguém a decifre, segundo a pesquisa.

Esses dado destacam a importância de criar senhas fortes e também servem de lembrete para frequentemente revisar e atualizar suas senhas. Em um ambiente onde hackers estão constantemente aprimorando suas técnicas, a escolha de uma senha poderosa e a sua regular atualização são passos críticos para manter sua segurança digital.

Comentários estão fechados.