Tá difícil? O estoicismo pode te ajudar a vencer o caos!

Um guia para te ajudar a superar as dificuldades...

Sabe quando tudo parece fora do controle e você se sente literalmente no fundo do poço? Neste cenário, parece impossível enxergar a luz no fim do túnel e, menos ainda, algo de positivo. Mas o estoicismo, filosofia criada há mais de 2 mil anos, pode ajudar a sobreviver ao caos.

O estoicismo, de maneira geral, é uma filosofia que orienta a viver uma vida plena em um mundo cheio de incertezas. Embora tenha nascido há milênios, ainda hoje, muita gente busca nela respostas para os desafios da vida contemporânea.

Essa filosofia enfatiza o valor da razão e sugere que as emoções destrutivas resultam de uma visão equivocada do mundo. Assim, oferece um guia prático para lidar com as situações, mantendo a resiliência, força e controle, mesmo diante do que não se pode mudar.

Leia mais: 5 formas naturais de diminuir a sua ansiedade

O que diz o estoicismo?

O estoicismo teve origem perto do ano 300 a.C., em Atenas, com Zenão de Cítio, após perder tudo em um naufrágio. Cítio, que era do Chipre, ao chegar na capital grega, teve contato com diversas filosofias.

Percebendo a existência de um mundo não material, controlável e mais previsível do que conhecia, decidiu adotar um estilo de vida mais simples (ele era comerciante) e formou sua filosofia. Porém, sua difusão se deu por diferentes pessoas relevantes, como Epíteto, Sêneca e Cato.

Em suma, a filosofia estoica oferece um guia prático para enfrentar os desafios da vida com sabedoria e serenidade. Entre os principais pensamentos de Epíteto, por exemplo, temos:

  • “Se meu momento de partir chegar, enfrentarei isso quando chegar. No entanto, parece que ainda não é o momento, então, vou saciar minha fome com uma refeição”: Isso significa não sofrer por antecedência, pois algo que se destina a acontecer, vai acontecer. É melhor focar em outra coisa até lá.
  • “Você não é o que aparenta ser. Portanto, reflita e decida: isso é para você? Se não for, esteja pronto para dizer: para mim, isso não tem importância. E siga em frente”: Isso significa deixar de lado o que está fora do seu controle e concentrar-se no que pode controlar.
  • “Não espere que o mundo se ajuste aos seus desejos, mas aceite-o como ele é. Isso garantirá uma vida mais tranquila”: Não é conformismo ou passividade diante da vida, mas sim aceitar o que está fora do seu controle. Além disso, significa esquecer o que já passou, parar de chorar o leite derramado.

Entretanto, a influência do estoicismo vai além do seu surgimento na civilização greco-romana. Para ter uma ideia, permeia o pensamento ocidental e se estende até o cristianismo, budismo e filósofos modernos como Immanuel Kant.

Além disso, influenciou a Terapia Cognitivo-Comportamental, uma técnica contemporânea de psicoterapia. Por isso, as pessoas mergulham na filosofia estoica de diversas formas, como conferências, grupos nas redes sociais, podcasts e livros sobre o tema.

Com isso, é possível aplicar também os princípios estoicos em áreas como esportes, negócios e política.

Então, viu só como o estoicismo pode te ajudar?

Comentários estão fechados.